top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Caseiro


Nada mais gostoso que uma casa com cheirinho de pão caseiro. E o meu pão caseiro, modéstia a parte, tem sido unanimidade entre os meus amigos... E é por este motivo que eu decidi compartilhar essa maravilhosa receita com vocês!

Sabe aquele pãozinho maravilhoso que faz total diferença na mesa do café? Então... É bem desse carinha aí que eu estou falando. Massa extremamente leve, fofíssima e super saborosa...

O difícil vai ser resistir a tentação para não devorar essa deliciosidade aqui sozinho. Falo isso por experiência própria... Então não perca tempo e venha aprender a preparar essa maravilhosidade suprema!

Ingredientes

500g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar refinado

1 colher (sopa) de manteiga

20g de fermento biológico fresco (ou 7g de fermento biológico seco)

200mL de água morna

1 colher (chá) de sal

1 ovo

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o trigo, abra uma cavidade no centro, adicione o fermento, junte 70mL da água, faça um mingau e cubra essa misturinha com o restante do trigo da tigela. Assim que a farinha rachar e o fermento transbordar dê continuidade à receita.


2 - Junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite a manteiga, o ovo, o açúcar, o sal, o restante da água e, com a ponta dos dedos, comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa cresça o suficiente.


4 - Unte uma assadeira de pão retangular com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Após o período de descanso, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma bancada limpa e abra a massa em formato retangular. Com cuidado, inicie a modelagem do pão ao enrolar, delicadamente, a ponta de uma das extremidade em direção à outra ponta como se fosse montar um cilindro. Feito isso, deposite a massa na assadeira, cubra com pano e deixe crescer por 30 minutos. Na metade do tempo, ligue o forno para pré aquecer a 150ºC.


5 - Leve ao forno por, aproximadamente, 30 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.


6 - Quando assados, disponha o pãozinho sobre uma grade para que esfrie e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page