top of page
  • @vitorcorrea13

Torta Creme de Milho e Frango


Você saberia me dizer quem nasceu primeiro? Se foi o ovo ou o pintinho? kkkk... Essa dúvida já tirou o sono de muita gente (obviamente eu não me incluo), mas, enquanto algumas pessoas perdem o sono, eu prefiro me perder entre garfadas dessa deliciosa torta de frango com creme de milho... Além de linda, um espetáculo de sabor...

A combinação creme de milho + frango é tipo casamento perfeito, sabe? Aquele negócio que a gente come suspirando e desejando a próxima garfada...

A massa, nossa velha conhecida, é tipo Severino: vive quebrando o galho! E sabe o que é mais legal? Quando sobra um pedacinho você pode inventar um recheio qualquer e preparar um delicioso pastel de forno. Fica incrível!

Como a gente não gosta de perder tempo, bora aprender o passo a passo?

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 120 g de manteiga gelada em cubos 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 20 minutos.

PARA O RECHEIO
Ingredientes
400g de peito de frango cozido desfiado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho
200g de milho verde
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Noz moscada a gosto
2 ovos
200g de creme de leite
100g de queijo mussarela

Modo de Preparo
1 - No copo do liquidificador, deposite o milho, o creme de leite, os ovos e bata até obter um creme homogêneo. Reserve.

2 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida junte o óleo, coloque a cebola, tempere com sal e refogue por 3 minutos. Acrescente, os dentes de alho picados, o peito de frango desfiado, tempere com o sal, a pimenta do reino e mexa mais um pouco.

3 - Adicione o creme de milho e corrija o sal, tempere com a noz moscada e desligue o fogo. Adicione o queijo e espere esfriar por completo antes de rechear a massa.

PARA A MONTAGEM
Ingredientes
1 ovo

Modo de Preparo
1 - Pré aqueça o forno a 200° C. Após o descanso, retire a massa da geladeira e a divida ao meio. Sobre uma superfície plana polvilhe um pouco de farinha de trigo e, com as pontas dos dedos, comece a abrir a massa. Com um rolo de macarrão, abra até atingir a espessura de meio centímetro. Para facilitar o transporte, enrole a massa no rolo de macarrão e a deposite sobre a assadeira redonda com 25cm de diâmetro. Com cuidado, ajeite a massa na fôrma.

2 - Sobre a massa, deposite todo o recheio e, com as costas de uma colher, aperte bem para deixar o recheio compactado.

3 - Feito isso, pegue um pedaço da massa reservada e abra até atingir a espessura de meio centímetro. Com auxílio de uma carretilha, ou faca, corte tiras de 3 cm de largura e, então, comece a trançá-las diagonalmente no topo da torta.

4 - Com o topo da torta coberto, corte o excesso da massa e reserve. Com os dois dedos indicadores, aperte a borda da massa. Isso, além de selar a massa, vai deixar a sua torta com um visual incrível depois de assada. Feito isso, faça três tiras de 1cm de largura e as trance. Repita o procedimento mais duas vezes. Quando as tranças estiverem prontas, disponibilize-as ao longo de toda a circunferência da torta de maneira que forme um acabamento mais bonito.

5 - Bata o ovo e, com um pincel, espalhe com cuidado sobre a massa. Leve para assar em forno pré aquecido por, aproximadamente, 50 minutos ou até que toda a superfície da massa esteja completamente dourada.

6 - Retire da fôrma e sirva morna (se conseguir esperar, é claro!).

POSTS RECENTES
bottom of page