top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Olho de Sogra


Não sei vocês, mas eu amo a combinação ameixa com coco. É tipo casamento antigo, mas que nunca sai de moda. Agora, já pensou em adicionar uma camada extra de sabor ao por na dança um toque de chocolate amargo? E se for complementar o visual com fitas de coco? Será que fica bom??? Só vou deixar as imagens responderem por mim...

Imagine um bolo super fofinho, de massa leve e úmida, extremamente aromático e, como se não bastasse, delicioso! Fiz essa maravilha para agradecer aos amigos de Curso por terem aceitado trocar o dia das nossas aulas para que eu pudesse ir até o final com eles. Tudo bem que não foi um agradecimento, visto que foi o combinado (eu prometi levar comida todas as aulas para compensar a troca).

O charme desta preparação fica por conta da linda decoração. O contraste dos tons faz com que essa receita eleve uma simples mesa de café ao status de evento. Acredite, até quem torce o nariz pro gosto de ameixa vai se render a essa deliciosidade!


E como eu não gosto de me estender, bora aprender o passo a passo?

Para o Bolo

Ingredientes

50g de ameixa seca sem caroço

160g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ovos

1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão

4 colheres (sopa) de coco seco ralado

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Num bowl, junte o leite com o suco de limão, mexa bem e reserve. Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira redonda de 25cm de diâmetro e com um furo no meio com manteiga, polvilhe farinha de trigo e reserve.


2 - Na tigela da batedeira, deposite a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione, então os ovos, um a um, batendo entre cada adição.


3 - No copo do liquidificador, junte as ameixas com a mistura de leite e bata até formar um creme bem homogêneo.


4 - Vire a mistura de líquidos na tigela da manteiga e então comece a peneirar os sólidos: trigo, fermento, bicarbonato. Adicione o coco ralado e misture os apenas para incorporar. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo para poder desenformar.


Para a Ganache

Ingredientes

100g de chocolate em barra 60% cacau

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de creme de leite

40g de manteiga gelada cortada em cubos


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor e acrescente a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

Fitas de coco


Modo de Preparo

1 - Com o bolo devidamente frio, remova-o da assadeira e deposite-o no tabuleiro em que irá servir. Feito isso, com cuidado deposite colheradas da ganache apenas no topo do bolo e espalhe ao longo de toda a extensão. Quando a ganache começar a ficar um pouco mais firme, utilize um pincel de silicone e deposite a ganache na lateral do bolo até, em torno, da metade da altura do mesmo. Se quiser um efeito bem bacana, faça movimentos na vertical.


2 - Feito isso, deposite lascas de coco no topo do bolo de maneira que o mesmo esteja completamente coberto como se fosse uma nuvem. Sirva a seguir acompanhado de uma deliciosa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page