top of page
  • @vitorcorrea13

Tortinha de Ninho Trufado


Quando a sobremesa é gostosa a gente quer mais é repetir. É o caso dessa delícia aqui. Vai ser tipo aquele famoso slogan: "É impossível comer um só!". E dito isso, deixo que a imagem fale por mim... Ou melhor, salive por mim! kkkk Tortinha trufada de Leite Ninho é a delícia que vai conquistar o seu coração (e a sua barriguinha no dia de hoje!).

A base super crocante e levemente adocicada tem o seu interior coberto por uma fina e deliciosa camada de chocolate de boa qualidade o qual abriga o creme que dá o tom à receita. É gostosura atrás de gostosura, meus amigos!

Como eu sou super legal, vou compartilhar com vocês essa deliciosa receita que vai conquistar até mesmo os corações mais descrentes! É sobremesa que acaricia o estômago e que faz a gente se sentir abraçado... Bora aprender??

Para a Base

Ingredientes

80g de açúcar refinado

1 pitada de sal

150g de farinha de trigo

70g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 gema

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o sal, o açúcar e os misture. Adicione a manteiga cortada em pequenos cubinhos e a incorpore aos demais ingredientes até formar uma farofa com característica de areia de praia úmida. Junte, então, a gema, o extrato de baunilha e misture a massa até ficar bem homogênea.


2 - Divida a massa em duas partes e disponha cada uma das porções entre folhas de papel manteiga. A seguir, com um rolo de macarrão, abra as massas até atingirem a espessura de meio centímetro. Feito isso, leve à geladeira para descansar por 1 hora.


3 - Passado o tempo de descanso, ligue o forno para pré aquecer a 180°C, separe forminhas redondas de fundo removível de 7cm de diâmetro e as disponha numa assadeira maior. Reserve.


4 - Retire a massa da geladeira e corte um pedaço da massa previamente aberta de maneira que cubra o fundo e as laterais de cada forminha. Remova o excesso de massa das bordas e repita o procedimento com o restante da massa.


5 - Com um garfinho, faça pequenos furinhos na base da massa para que o ar circule e deixe a massa bem crocante. Quando todas as forminhas estiverem devidamente cobertas com a massa, leve a assadeira contendo as forminhas ao congelador por 5 minutinhos.


6 - Passado o tempo, retire a assadeira do congelador e a coloque imediatamente no forno previamente aquecido. Deixe a massa assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que a superfície da mesma esteja douradinha.


7 - Quando as massas estiverem assadas, retire a assadeira do forno e deixe esfriar por completo antes de desenformar.


Para a Camada de Chocolate

Ingredientes

100g de chocolate 54% cacau de boa qualidade


Modo de Preparo

1 - Quando todas as bases estiverem devidamente frias e desenformadas, deposite o chocolate numa tigela e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido.


2 - Feito isso, separe uma das bases e, no centro dela, deposite uma pequena colherada do chocolate. Com cuidado, espalhe o chocolate de maneira que cubra todo o fundo e laterais da massa. Deposite a massa sobre uma grade para secar e repita o procedimento com as demais bases.


Para o Recheio

Ingredientes

200g de leite condensado

2 colheres (sopa) de leite em pó

30g de chocolate branco de boa qualidade

50g de creme de leite fresco (nata)

Modo de Preparo

1 - Numa panela média de fundo grosso, coloque o leite condensado, o leite em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela. Adicione, então, o chocolate e o incorpore à mistura.


2 - Quando atingir o ponto, desligue o fogo, e espere a massa esfriar por completo. Adicione, então, o creme de leite fresco e, com auxílio de uma batedeira de mão, misture todos os ingredientes de maneira que se forme um creme leve e aerado. Deixe o creme descansar na geladeira por 30 minutos.


Para a Montagem

Ingredientes

50g de chocolate ao leite

Leite em pó o quanto baste para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Deposite o chocolate numa tigela e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido.


2 - Feito isso, deposite o chocolate num saco de confeitar e faça uma pequena abertura na extremidade. Em seguida, sobre um pedaço de papel vegetal, faça movimentos aleatórios como se fosse um jogo da velha. Leve a folha à geladeira até que o chocolate em questão esteja firme o suficiente para ser removido do papel.


3 - Quando o chocolate da base estiver completamente seco, deposite uma generosa porção do recheio em cada uma das tortinhas. Em seguida, sobre cada uma delas, coloque um confeito de chocolate e finalize a apresentação com um pouco de leite em pó.

POSTS RECENTES
bottom of page