top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Trança


Nada como ter na mesa um delicioso pão feito em casa com todo amor e carinho possível, não é mesmo? Esse pãozinho aqui, além de delicioso ainda faz bonito por conta do trançado da massa. A receita é super simples e, com certeza, irá fazer sucesso!

Quem é que não gosta de aliar o gostoso e o belo? Um pãozinho, quando feito com bons ingredientes, pode elevar uma simples refeição a um evento. Já pensou convidar as amigas queridas para um café da tarde e surpreendê-las com um pão super perfumado, de massa macia e que super combina com uma infinidade de acompanhamentos?

Sou suspeitíssimo a falar, mas pão é vida! Pão é o meu fraco e eu não resisto a uma boa receita. É bem por todos esses motivos que eu estou compartilhando essa deliciosidade aqui com vocês. Bora ver como é fácil?

Para a Massa

Ingredientes

450g de farinha de trigo

1 ovo

3 colheres (sopa) de açúcar refinado

10g de fermento biológico seco

300mL de leite integral morno

1 colher (sopa) de manteiga derretida

1 colher (sopa) de óleo vegetal

1 colher (chá) de sal

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada (em torno de 50g)

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha de trigo, o sal, misture, abra um furo no meio da farinha e reserve. Numa outra tigela, coloque o fermento, junte o açúcar, o leite, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos).


2 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o ovo, a manteiga derretida, o óleo, o trigo e, com a ponta dos dedos, comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa lisa e pegajosa. Sobre uma bancada limpa e enfarinhada, comece a "rasgar" a massa por um período de 5 minutos. Utilize a farinha em pequenas quantidades.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.


Para a Montagem

Ingredientes

1 gema

1 colher (chá) de azeite de oliva


Modo de Preparo

1 - Unte uma fôrma circular com manteiga, polvilhe farinha de trigo e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, divida a massa em três porções iguais.


2 - Feito isso, abra cada uma das partes de maneira que forme um cilindro com a espessura de 4 dedos juntos e, em torno, de 40cm de comprimento.


3- Una as pontas dos três cilindros e comece a trançar a massa. No final do processo, deposite a massa trançada na assadeira, una as extremidades, pincele a superfície da massa com uma mistura de gema com azeite e deixe descansar por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C.


4 - Em seguida, leve para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que fique douradinho. O tempo pode variar de acordo com o forno, portanto fique por perto, ok?


5 - Quando assada, disponha o pão trançado sobre uma grade para que esfrie. Sirva a seguir acompanhado de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page