top of page
  • @vitorcorrea13

Pãozinho Caseiro


Como vocês bem sabem, pão é uma das minhas perdições. Pão caseiro, então, nem se fala! Se vier acompanhado de uma boa xícara de café e de uma manteiga... Eu me derreto!

Esse pãozinho delicioso aqui, receitinha da minha mãe, é incrível! Massinha leve, doce na medida certa e que faz bonito em qualquer refeição. Sim, sou desses que comem pão em todo e qualquer horário do dia. Bem como café, é claro.


Esse pão me traz muitas memórias da casa da minha mãe. O cheiro que tomava conta da casa enquanto ela deixava o bolo amornando em cima da grade do fogão e eu ficava suspirando no sofá esperando ela vir me trazer um pratinho acompanhado de uma xícara de café. Amor de mãe é amor que não se mede, não é mesmo?! Querida, tenho saudades de morar com ela...

Bom, aproveita pra preparar essa delícia agora no final de semana. Garanto que você não vai se arrepender! E depois vem aqui me contar o que achou... Bora lá?

Para a Massa

Ingredientes

500g de farinha de trigo

1 ovo

3 colheres (sopa) de açúcar refinado

10g de fermento biológico seco

300mL de leite integral morno

1 colher (sopa) de manteiga derretida

1 colher (sopa) de óleo vegetal

1 colher (chá) de sal

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada (em torno de 50g)

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, dilua o fermento no leite morno. Feito isso, adicione a manteiga derretida e misture. Junte, então, o óleo e misture. Continue mexendo, acrescente o sal, o açúcar e o ovo. Em seguida, adicione em torno de 400g da farinha de trigo em pequenas quantidades. A massa vai ficar bem pegajosa. Nessa etapa, vire a massa sobre uma bancada limpa e comece a trabalhar.


2 - Com a palma da mão, "rasgue" a massa sobre a bancada e a recolha com auxílio de uma espátula. Esse processo, vai ativar o glúten e deixar o pãozinho super macio. Adicione os 100g de farinha restante enquanto trabalha a massa por uns 6 minutos. Feito isso, faça uma bola com a massa, cubra com um pano de prato limpo e deixe a massa crescer por 30 minutos.


Para a Montagem

Ingredientes

1 gema batida

1 colher (sopa) óleo vegetal


Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para aquecer a 180°C, unte duas fôrmas retangulares com manteiga, polvilhe farinha de trigo e reserve. Após o tempo de descanso da massa, divida a massa em pequenas porções e polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma bancada limpa. Em seguida, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato retangular até obter a espessura de meio centímetro.


2 - Com cuidado, comece a enrolar uma das bases até formar um rolo. É importante apertar bem na hora de enrolar a massa para que o miolo do pão fique bem integrado. Deposite a massa na assadeira e repita o procedimento com o restante da massa.


3- Pincele os pãezinhos com a mistura de gema e óleo e, em seguida, leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. O tempo pode variar de acordo com o forno, portanto fique por perto, ok?


5 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem. Sirva a seguir acompanhado de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page