top of page
  • @vitorcorrea13

Mini Sanduíche de Camarão


Este aqui é outro sanduichinho que fez o maior sucesso entre os meus amigos. Seja pela textura da massa do pão, seja pelo recheio pra lá de saboroso ou pela combinação perfeita desses ingredientes. O que importa, realmente, dizer é que não sobrou um pra contar história... E isso, acho que já diz muita coisa, não é mesmo?

O toque de papoula na massa do pão é opcional. Eu sei que é bem difícil de encontrar aqui no Brasil, ainda mais depois que foi proibida a venda. Este que eu utilizei na receita eu trouxe da minha última viagem de férias quando em passagem por Paris. Aliás, foi de lá que eu trouxe maior parte dos condimentos da viagem. Porém, como substituição, sugiro a utilização de sementes de chia trituradas.

E se você também ama um sanduíche que seja completamente saboroso e cheio de sabor, espero que teste essa receita aqui, pois vale a pena cada minuto de dedicação. É uma das minhas queridinhas... E garanto que vai se tornar sua também... Bora lá? Grande beijo!

Para a Massa

Ingredientes

300g de farinha de trigo peneirada

50g de açúcar refinado

5g de sal

30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)

3 ovos

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo

1 colher (sopa) de leite

Sementes de Papoula para polvilhar

Modo de Preparo

1 - Na tigela da batedeira, deposite os ovos, o açúcar, o sal, a farinha de trigo peneirada, o fermento biológico. Misture em velocidade baixa, com auxílio de um gancho para pães, todos esses ingredientes por 5 minutos.

2 - Quando a massa estiver bem homogênea, aumente a velocidade da batedeira para médio e junte a manteiga aos poucos. Eu pico a manteiga e deposito em cubos. Só acrescento mais quando toda a manteiga já depositada estiver incorporada à massa.


3 - Assim que toda a manteiga for incorporada, mantenha a velocidade média da batedeira e deixe que ela trabalhe por 15 minutos ou até que a massa fique completamente lisa e brilhante. Quando atingir esta etapa, desligue a batedeira, deposite a massa numa tigela, cubra com um pano limpo e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas para dobrar de volume.


4 - Após o período de descanso, retire a tigela da geladeira e, com as mãos, dê leves socos para remover as bolhas de ar que se formaram. Tampe novamente com a toalha limpa e retorne à geladeira para retornar a crescer. Deixe descansar por 1 hora.


5 - Após o período, ligue o forno para pré aquecer a 190°C, separe assadeiras e reserve. Faça pequenas bolinhas com as mãos e as deposite, espaçadamente, nas assadeiras. Quando todas as bolinhas estiverem devidamente acomodadas nas assadeiras, num bowl, quebre o ovo, junte o leite e misture. em seguida, pincele a mistura em cima de cada pãozinho, salpique as sementes de papoula e deixe crescer por 30 minutos.


6 - Ao final do crescimento, leve os pãezinhos para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem completamente douradinhos. Em seguida, retire-os do forno e os coloque sobre uma grade para esfriar por completo.

Para o Recheio

Ingredientes

1/2 cebola picada

200g de camarões descascados

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de colorau

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

3 talos de salsinha bem picadinha

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. 2 - Junte o alho, o colorífico e misture bem por 1 minuto. Acrescente os camarões, misture bem e deixe refogar por 5 minutos até que fiquem rosadinhos. 3 - Adicione, em seguida, o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha, misture os ingredientes e já pode rechear os pãezinhos.


4 - Com cuidado, divida o pão ao meio, deposite uma generosa porção do recheio cremoso de camarão, tampe com a outra metade do pão, espete um palitinho. Repita o procedimento com os demais pãezinhos e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page