• @vitorcorrea13

Pão Pizza


E olha que deliciosa essa ideia de pãozinho recheado, porém na versão salgada! E o sabor do recheio tem a cara do final de semana: PIZZA! Isso mesmo! Muito presunto, queijo, molho de tomate e orégano... Tem como ficar ruim? Acho que não, né?

Pãozinho fofinho para se esbaldar no café ou na hora do lanche. A criançada pira nisso aqui. E os adultos também...

E como eu amo dividir com vocês meus segredinhos da cozinha, compartilho aqui essa receitinha que vai se tornar frequente aí na sua casa... Bora ver como é fácil???


Para o Recheio

Ingredientes

1/2 cebola picada

1/2 xícara (chá) de cenoura ralada

1 dente de alho bem picado

1 colher (sopa) de azeite

1 folha de louro

2 tomates inteiros batidos no liquidificador

1 talo de salsinha bem picadinho

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

150g de presunto picado

150g de queijo picado

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte a cenoura, misture bem e refogue por mais 3 minutos. Adicione, então, o alho, o louro e misture bem por 1 minuto.

2 - Adicione o tomate batido no liquidificador, misture e deixe refogar por 8 minutos. Em seguida, Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha, misture os ingredientes e espere amornar. Quando estiver morno, adicione o presunto, o queijo, misture e reserve.

Para a Massa

Ingredientes

400g de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

10g de fermento biológico seco

1/2 xícara (chá) de leite morno

1 colher (chá) de sal

1 ovo

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o fermento, junte o açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o sal, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.


2 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o fermento, o ovo e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 60 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido

Orégano o quanto baste


Modo de Preparo

1 - Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, trabalhe um pouco a massa, faça uma bolinha, abra a massa, deposite uma colherada do recheio no centro, feche a bolinha e disponha a massa na assadeira com as bordas viradas para baixo. Repita o procedimento com o restante da massa.


2 - Quando todos os pães estiverem dispostos na assadeira, deixe descansarem por 40 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa, polvilhe o orégano e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.


4 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem e sirva a seguir.

POSTS RECENTES