top of page
  • @vitorcorrea13

Brioche


Irmãos, confesso que eu cheguei a pensar em não divulgar essa receita aqui tamanha a deliciosidade. Tipo, queria guardar a 7 chaves pra só eu comer. Mas, como não sou esse tipo de pessoa, tratei de fazer fotos lindonas para poder mostrar pra vocês que SIM, é possível fazer brioche em casa. E digo mais: MELHOR que o de muitas panificadoras por aí.

Confesso ainda que estou me descobrindo nas panificações. Era algo que eu tinha um desejo oculto de aprender, mas que por conta do medo (estúpido) adiei por muito tempo. Porém, agora que comecei, ninguém mais me segura! E, amigos, vocês não fazem ideia do quão fantástico fica! As imagens falam por mim. Acho incrível poder transmitir através de uma fotografia a textura perfeita dessa massa.

Esse pãozinho eu comeria em quantidades absurdas todos os dias, mas como a gente precisa dar uma maneirada né, não tem como. Lembrem-se que, para poder comer todas essas gostosuras é preciso equilíbrio. Se a gente se alimenta com comida de verdade durante as refeições, não tem problema se render a essas delícias de vez em quando.


Bom, e pra quem quiser preparar essa maravilha é só colar na receitinha aqui embaixo e se esbaldar. Bora lá?

Para a Massa

Ingredientes

300g de farinha de trigo peneirada

50g de açúcar refinado

5g de sal

30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)

3 ovos

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 ovo

1 colher (sopa) de leite

Modo de Preparo

1 - Na tigela da batedeira, deposite os ovos, o açúcar, o sal, a farinha de trigo peneirada, o fermento biológico. Misture em velocidade baixa, com auxílio de um gancho para pães, todos esses ingredientes por 5 minutos.

2 - Quando a massa estiver bem homogênea, aumente a velocidade da batedeira para médio e junte a manteiga aos poucos. Eu pico a manteiga e deposito em cubos. Só acrescento mais quando toda a manteiga já depositada estiver incorporada à massa.


3 - Assim que toda a manteiga for incorporada, mantenha a velocidade média da batedeira e deixe que ela trabalhe por 15 minutos ou até que a massa fique completamente lisa e brilhante. Quando atingir esta etapa, desligue a batedeira, deposite a massa numa tigela, cubra com um pano limpo e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas para dobrar de volume.


4 - Após o período de descanso, retire a tigela da geladeira e, com as mãos, dê leves socos para remover as bolhas de ar que se formaram. Tampe novamente com a toalha limpa e retorne à geladeira para retornar a crescer. Deixe descansar por 1 hora.


5 - Após o período, ligue o forno para pré aquecer a 190°C, separe assadeiras e reserve. Faça pequenas bolinhas com as mãos e as deposite, espaçadamente, nas assadeiras. Quando todas as bolinhas estiverem devidamente acomodadas nas assadeiras, num bowl, quebre o ovo, junte o leite e misture. em seguida, pincele a mistura em cima de cada pãozinho e deixe crescer por 30 minutos.


6 - Ao final do crescimento, leve os pãezinhos para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem completamente douradinhos. Em seguida, retire-os do forno e os coloque sobre uma grade para esfriar por completo. Siga em seguida acompanhado de manteiga, geleias ou frios.



POSTS RECENTES
bottom of page