• @vitorcorrea13

Pão de Batata


E o louco dos pães ataca novamente! Hahaha E dessa vez o pão nosso de cada dia vem todo trabalhado na leveza da batata. Isso mesmo! Pão de batata para você se deliciar... Tá pensando que é brincadeira? Aqui não perdemos tempo... Toda hora é hora de pôr a mão na massa! Literalmente...

Pensem num pãozinho extremamente macio e que pode servir de base para uma enorme variedade de receitas... É deste tipo de receitas que a gente precisa ter anotada no caderno de delícias... Saborosas, fáceis de preparar e que levem poucos ingredientes...

E se você também curte tomar um cafezinho acompanhado de deliciosos pãezinhos não pode deixar de testar essa receita aqui! Tenho certeza de que ela vai conquistar seu coração e vai fazer amizade sincera com as lombrigas que habitam o seu ser... Bora testar?

Para a Massa

Ingredientes

450g de farinha de trigo

220g de batata cozida e esmagada

5 colheres (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

1 colher (sopa) de manteiga derretida

10g de fermento biológico seco

1/2 xícara (chá) de leite morno

1 ovo

1/4 colher (sopa) de sal

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Descasque as batatas, deposite-as numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando levantar fervura conte 10 minutos ou deixe cozinhar até que as batatas estejam macias. Desligue o fogo, descarte a água do cozimento e deixe as batatas escorrendo a água por completo. Quando as batatas estiverem frias, passe-as por um espremedor e reserve.


2 - Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o sal, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.


3 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o ovo, o fermento, as batatas esmagadas e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido


Modo de Preparo

1 - Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, trabalhe um pouco a massa, faça uma bolinha e disponha a massa na assadeira. Repita o procedimento com o restante da massa.


2 - Quando todos os pães estiverem dispostos na assadeira, deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.


4 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem. Sirva a seguir acompanhado de queijo cremoso e de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES