Esfirra de Frango
Digo e afirmo com a maior certeza da vida: melhor esfirra que essa aqui eu ainda não comi! Hahaha Que pretensão a minha dizer isso, porém é verdade! Massa deliciosamente macia e que abraça um recheio pra lá de cremoso e aromático de frango... Quer mais o quê? É pra glorificar de pé, irmãos!
Essa aqui é outra daquelas receitinhas que vai fazer o maior sucesso aí na sua casa por conta do tamanho da deliciosidade!
Honestamente, nem sei o que dizer... Só consigo sentir! Sinto fome, sinto desejo, sinto as minhas lombrigas (A Ashley, a Michelle e a Michelly) enlouquecidas de tanta vontade de abocanhar essa tentação..
E se você já testou a receitinha de esfirra de carne e se amarrou, garanto que com essa aqui não será diferente! Apesar de terem sabores completamente distintos, não saberia afirmar qual das duas eu gosto mais.
Então testa aí e depois me diz o que achou!
Para o Recheio
Ingredientes
1 peito de frango cozido e desfiado
1/2 cebola picada
2 dentes de alho bem picados
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1/4 colher (sopa) de colorífico
1 folha de louro
1 tomate sem sementes picado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite integral
2 ramos de tomilho fresco
4 talos de salsinha bem picadinhos
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. 2 - Junte o alho, o colorífico, o louro e misture bem por 1 minuto.Acrescente o tomate, o tomilho debulhado, o frango desfiado misture bem e deixe refogar por 5 minutos 3 - Adicione, em seguida, o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha, misture os ingredientes e espere esfriar para poder rechear a massa.
Para a Massa
Ingredientes
400g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/4 xícara (chá) de óleo de milho
10g de fermento biológico seco
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
1 colher (chá) de sal
Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada
Modo de Preparo
1 - Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o sal, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.
2 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o ovo, o fermento e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.
***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.
3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.
***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.
Para a Montagem
Ingredientes
1 ovo batido
Modo de Preparo
1 - Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Com um rolo de macarrão, abra a massa em formato circular até obter a espessura de um centímetro.
2 - Em seguida, deposite uma colher do recheio no centro da massa. Com cuidado, una três pontos da borda da massa no centro do círculo. O resultado final será de um "T" (como pode ser visto nas imagens acima). Com a ponta dos dedos, aperte bem a união das massas para que a esfirra não abra durante o cozimento. Deposite a esfirra sobre a assadeira e repita o procedimento com o restante da massa.
3 - Quando todas as esfirras estiverem devidamente fechadas e dispostas na assadeira, deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que todas as esfirras estejam completamente douradinhas.
4 - Quando assadas, disponha as esfirras sobre uma grade para que esfriem. Sirva a seguir acompanhado de uma boa xícara de café.