• @vitorcorrea13

Esfirra de Carne Fechada


E hoje tem mais comidinha de boteco pra alegrar a nossa vida! São esfirras de carne fechadas e eu tenho certeza de que este recheio aqui vai te pegar pelo estômago! Eu resolvi fazer essa receita após comer uma esfirra completamente ressecada e com um recheio pra lá de sem graça. Eu quis fazer justamente o oposto. Como pode ser visto na imagem, o objetivo foi alcançado (e com sucesso!).

Sabe aquele aperitivo que a gente não consegue parar de comer? Tudo bem que eu tenho infinitos pratos que isso acontece, mas esse aqui não é diferente! Ele fica tão gostoso, mas, tão gostoso, que eu duvido que você vá se contentar com poucas unidades... O negócio aqui é aos baldes!

Uma das coisas que eu mais gostei nessa receita é que você pode comê-la quentinha ou gelada que ela continua sendo deliciosa! Particularmente eu prefiro no dia seguinte, mas isso é uma questão pessoal... Como sugestão, sugiro servi-la acompanhada de uma rodada de sucos ou de cerveja de qualidade. Seu happy hour vai ser o destaque na boca da galera...

E como vocês já devem estar cansados de saber, o passo a passo com todas as dicas está bem detalhadinho aqui embaixo na receitinha. Façam essa deliciosidade o quanto antes e depois venham me contar o que acharam... Tenho certeza de que vai ser sucesso!

Para o Recheio

Ingredientes

400g de patinho moído

1/2 cebola picada

2 dentes de alho bem picados

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

1 colher (sopa) de molho inglês

1/4 xícara (chá) de azeitonas picadas

1 tomate sem sementes picado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

4 talos de salsinha bem picadinhos

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a carne moída. Misture, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando para soltar e dourar a carne por igual. 2 - Quando toda a carne estiver dourada (após soltar todo o líquido e secar), deposite a manteiga, junte a cebola, tempere com mais uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Junte o alho, o molho inglês, a azeitona e misture bem por 1 minuto. Raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos e deixar a carne com um sabor todo especial. 3 - Adicione o tomate, misture e deixe refogar por 2 minutos. Em seguida, junte o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha, misture os ingredientes e espere esfriar para poder rechear a massa.

Para a Massa

Ingredientes

350g de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

10g de fermento biológico seco

1/2 xícara (chá) de leite morno

1/2 colher (chá) de sal

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o sal, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.


2 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o fermento e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido


Modo de Preparo

1 - Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Com um rolo de macarrão, abra a massa até obter a espessura de um centímetro. Corte um quadrado de 9cm de lado.

***Se quiser padronizar, utilize um cortador quadrado. Facilita bastante o trabalho.


2 - Em seguida, deposite uma colher do recheio no centro da massa. Com cuidado, una duas pontas do quadrado indo na direção do centro do quadrado. Faça o mesmo com as demais pontas até que todo o recheio esteja devidamente coberto. O resultado final será de um "X" (como pode ser visto nas imagens acima). Com a ponta dos dedos, aperte bem a união das massas para que a esfirra não abra durante o cozimento. Deposite a esfirra sobre a assadeira e repita o procedimento com o restante da massa.


3 - Quando todas as esfirras estiverem devidamente fechadas e dispostas na assadeira, deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que todas as esfirras estejam completamente douradinhas.


4 - Quando assadas, disponha as esfirras sobre uma grade para que esfriem. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.