top of page
  • @vitorcorrea13

Meia Lua de Chocolate


E se a receita leva chocolate a gente até já para e presta atenção, não é mesmo? Hahahaha... Não que eu precise de muito pra prender minha atenção, mas, quando vejo algo que me apetece, não perco tempo e já vou pro ataque, digo, pra cozinha! E é bem o caso dessa receita aqui... Meias luas super sequinhas recheadas com chocolate...

Aproveitando a base de utilizar fermento biológico seco, fiz uma fornada dessas meias luas para receber uma visita super querida aqui em casa... Obviamente que foi sucesso. No final da tarde, o resultado foram bochechas doloridas de tanto rir e pratos de louças sujas e completamente vazias, porque não sobrou nadica!

E quando você fizer aí na sua casa, vai entender porque não sobrou uma pra contar história... Porque é impossível parar de comer... Ainda mais assim... Quando se está em ótima cia...

Então, se voce vai receber amigos em casa e quer surpreende-los com algo extremamente delicioso, essa é a minha sugestão. Além de lindo, ainda é pecaminosamente delicioso! Bora ver como é Fácil?

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 ovos

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

10g de fermento biológico seco

4 colheres (sopa) de água morna

1 colher (sopa) de manteiga derretida

1 colher (café) de extrato de baunilha

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha de trigo, o sal, misture, abra um furo no meio da farinha e reserve. Numa outra tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, a água, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos).


2 - Numa outra tigelinha, bata os ovos com o açúcar restante e o extrato de baunilha. Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite a mistura de ovos, a manteiga derretida, o fermento e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por 10 minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.


Para a Montagem

Ingredientes

200g de chocolate ao leite picado

2 colheres (sopa) de açúcar refinado

50g de chocolate 50% cacau

1 ovo batido


Modo de Preparo

1 - Unte uma fôrma retangular com manteiga, forre com papel manteiga e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato retangular até obter a espessura de meio centímetro. Corte a massa em formato triangular.

*** Eu fiz triângulos com base de 7 cm, mas você pode cortar do tamanho que achar melhor.


2 - Em seguida, deposite um pouco de chocolate próximo do centro. Com cuidado, comece a enrolar uma das bases até formar um rolo. Prenda a ponta do triângulo no restante da massa com ajuda de uma pincelada de água.


3- Disponha a massa recheada na assadeira e vire as pontas uma ao encontro da outra. É importante deixar espaço entre elas, para que possam crescer. Deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C.


4 - Em seguida, pincele a superfície com o ovo batido e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. O tempo pode variar de acordo com o forno, portanto fique por perto, ok?


5 - Quando assados, disponha as meias luas sobre uma grade para que esfriem. Derreta o chocolate restante no micro ondas e, com uma colher, despeje pequenas quantidades em cima de cada um dos pães. Finalize polvilhando açúcar e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page