• @vitorcorrea13

Pão de Canela


Mazá que tem receitinha deliciosa dando as caras por aqui... E ela vem toda trabalhada na doçura e no perfume da canela. São deliciosos pãezinhos de canela que, com certeza, irão fazer bonito nas suas mesas de chá e de café...

A massinha fica incrivelmente leve e macia. A canela, apesar de presente, não rouba a cena. Pelo contrário... Ela complementa os sabores sem deixar ninguém passar despercebido. Enfim, é aquele tipo de receita que encanta pela beleza e que surpreende pelo gosto. Sou super apaixonado.

Como vocês já devem estar cansados de saber, eu tô na minha fase mais petit de tudo. E com esses pãezinhos não haveria de ser diferente. Porém, se você preferir fazer em tamanho maior, sinta-se a vontade para fazê-lo... É questão de gosto...


Bom, espero que vocês testem a receita e que gostem o mesmo tanto quanto eu! Um lindo dia pra todos nós...

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 ovos

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

10g de fermento biológico seco

4 colheres (sopa) de água morna

1 colher (sopa) de manteiga derretida

Pitada de sal

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha de trigo, o sal, misture, abra um furo no meio da farinha e reserve. Numa outra tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, a água, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos).


2 - Numa outra tigelinha, bata os ovos com o açúcar restante. Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite a mistura de ovos, a manteiga derretida, o fermento e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por 10 minutos minutos, se houver necessidade, junte um pouco mais de farinha de trigo.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.


Para a Montagem

Ingredientes

Canela em pó a gosto (eu uso MUITO)

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro


Modo de Preparo

1 - Unte uma fôrma retangular com manteiga, polvilhe farinha de trigo e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato retangular até obter a espessura de meio centímetro.


2 - Em seguida, polvilhe sobre a massa a canela e o açúcar mascavo. Com cuidado, comece a enrolar uma das bases até formar um rolo. Pincele água na outra base e aperte bem junto à massa para não abrir quando for assar.


3- Com uma faca, corte o rolo em pequenos pedaços e os disponha, deixando um espaço entre eles, na assadeira. Deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C.


4 - Em seguida, leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. O tempo pode variar de acordo com o forno, portanto fique por perto, ok?


5 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem. Misture o açúcar de confeiteiro com a água e, com uma colher, despeje pequenas quantidades em cima de cada um dos pães. Sirva a seguir acompanhado de uma boa xícara de café.


POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.