top of page
  • @vitorcorrea13

Risólis de Palmito


E hoje é dia de sessão tortura! Digo tortura porque vai ser difícil se segurar pra não ir correndo pra cozinha pra preparar esses deliciosos risólis de palmito... Ai, ai... Chego a suspirar de emoção só de falar o nome deles! hahaha É gostosura pura, sem mistura, amigos mamíferos!

Esta é outra receita de salgadinho que eu sempre preparo aqui em casa e que faz o maior sucesso entre a galera. Sabe aquela comidinha gostosa que a gente faz pra acompanhar a bebidinha no finalzinho da sexta-feira? Então... É bem esse aqui!

E se você ama esse tipo de petisco, já salva o link dessa receita aí nos favoritos porque você vai cansar de fazer essa delícia aqui!

E como eu sou bem querido, vou deixar a receitinha com todas as dicas nos mínimos detalhes logo aqui embaixo, belê?


Espero que gostem!

Para o Caldo

Ingredientes

1 cebola

1 folha de louro

3 cravos

1 cenoura

1 talo de salsão

Pimenta do Reino Moída

1L de água

Modo de Preparo

1 - Numa panela, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Assim que começar a ferver, diminua o fogo, conte 20 minutos e então desligue o fogo. Passe o caldo por uma peneira, descarte o que ficou retido e reserve o caldo.


Para o Recheio

Ingredientes

1 xícara (chá) de palmito pupunha em cubos 1 tomate maduro 1/4 xícara (chá) de ervilha fresca congelada 1/2 cebola 2 dentes alho 1/2 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de manteiga 2 talos de salsinha picadas noz-moscada ralada na hora a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer, adicione a manteiga e deixe derreter. Coloque a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte o tomate e misture por mais 1 minuto. 2. Adicione o palmito, as ervilhas congeladas e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. 3. Polvilhe a farinha de trigo e mexa. Adicione o leite, mexendo bem para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 5 minutos até engrossar. 4. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar.

Para a Massa

Ingredientes

250mL de caldo de legumes

250mL de leite integral

400g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de manteiga

3 talos de salsinha bem picadinho


Modo de Preparo

1 - Numa panela, junte o caldo, o leite, a manteiga, o sal e leve ao fogo médio até que toda a manteiga esteja completamente derretida.


3 - Nesta etapa, junte a salsinha, dê uma misturadela e adicione, então, a farinha de trigo. É importante que você esteja mexendo rapidamente enquanto adiciona a farinha de trigo. Isso faz com que você elimine o maior número de bolinhas de farinha de trigo. Se você não conseguir eliminá-las durante o cozimento da massa não tem problema, você pode tirá-las depois na hora da montagem. Deixe a massa cozinhando por uns 5 minutos até que se solte por completo do fundo da panela e forme uma bola.


3 - Vire a massa sobre uma bancada limpa. Tão logo você consiga manusear a massa, inicie uma leve sova para que a massa não fique com uma crosta. Se for necessário, adicione mais farinha de trigo para poder manusear a massa com mais facilidade. Inicie a montagem.


Para a Montagem

Ingredientes

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

2 ovos batidos

Farinha de rosca para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Separe uma porção de massa do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Sobre uma bancada limpa, sove um pouco a massa. Se a massa ainda estiver grudando na sua mão, adicione um pouco de farinha de trigo e vá sovando com cuidado. Coloque farinha até a massa não grudar mais.


2 - Abra a massa em formato circular e no centro deposite uma pequena quantidade do recheio. Junte as bordas da massa como se fosse um pastel e, com auxílio de um cortador, faça o formato que desejar. Repita o procedimento com o restante da massa.


3 - Quando todas os risólis estiverem prontos, mergulhe, um a um, nos ovos batidos e, em seguida, os envolva na farinha de rosca. Remova o excesso de farinha e reserve.


4 - Frite em óleo quente ou congele para se deliciar quando tiver vontade!

POSTS RECENTES
bottom of page