• @vitorcorrea13

Bolo Chocolate com Pistache

E quem foi que disse que o bom e velho bolo de chocolate não pode surpreender??? Basta uma camada extra de sabor por conta de uma crosta de chocolate 73% cacau e uma farofinha de pistache super charmosa... O resultado, além de lindo, fica incrível!

Sim, eu sei que eu tô bem viciadinho nessa história de cortar o bolo em formato circular ou em quadradinhos, mas é que eu sei que é uma fase... E ela vai passar... hahahaha Bom, o que eu quero deixar claro é que você não precisa ter esse "trabalho". Óbvio que fica mais apresentável, mas não quer dizer que se você fizer o bolo e deixar para cortá-lo após depositar a cobertura numa única vez ele não ficará apetitoso. É só uma questão de apresentação... Sabe como é, eu gosto de comer com os olhos...

A receita é um pouco menos açucarada e de sabores mais marcantes. Sou suspeito a falar, mas fica incrivelmente delicioso! E se você também gosta de bolinhos com gosto mais acentuado de cacau, por favor, não deixem de fazer esta receita!


Bora lá?

Para o Bolo

Ingredientes

3 ovos 1 e 1/2 de xícara de açúcar mascavo

3/4 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau 1/2 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão 2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) amido de milho 1 colher (chá) de fermento

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma retangular de 31x45cm com manteiga, polvilhe cacau em pó e reserve. 2. Numa tigelinha, junte o leite com o suco de limão até talhar. Reserve. Separe os ingredientes secos passando-os pela peneira (farinha de trigo, amido de milho, açúcar mascavo, chocolate em pó, bicarbonato, sal e fermento). 3. Numa outra tigela, coloque um ovo por vez, o óleo e misture com um misturador até que o líquido fique homogêneo.

4. Lentamente, deposite a mistura dos dos secos e incorpore até que a massa fique lisa. Acrescente a mistura de leite e limão e mexa apenas para incorporar. 5. Preencha a fôrma e leve ao forno pré aquecido por, aproximadamente, 30 minutos (esse tempo pode variar de acordo com o seu forno, portanto é sempre bom estar por perto). Após assado, retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.

6 - Espere esfriar por completo e, então, corte o bolo no formato desejado.

***Nesta preparação, eu fiz círculos de 7cm de diâmetro e utilizei cortadores de biscoitos. O excedente de massa eu fiz pavê de taça (o que sobrou, porque a gente ficou beliscando e tomando café).


Para a Cobertura

Ingredientes

200g de chocolate 73% cacau de ótima qualidade

50g de pistache triturado


Modo de Preparo

1 - Pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter, por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido. Deposite o pistache triturado num prato e reserve.


2 - Vire uma quantidade generosa do chocolate no topo de cada bolinho e espalhe. Com cuidado, passe as bordas do bolo no pistache de maneira que complete a circunferência.


3 - Repita o procedimento com os demais bolinhos e sirva a seguir.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.