top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Petit de Ameixa e Coco Queimado


Ameixa com doce de leite é uma combinação que eu super amo. Amo tanto que quis traduzir todo o amor desse casamento num bolinho super lindinho que faz bonito em todos os sentidos! Meus vizinhos cobaias que o digam, pois amaram MUITO essa receita aqui.

A ameixa presente na massa deixa o bolo todo especial. Ela é batida no liquidificador com os ingredientes líquidos e dá um leve toque adocicado à receita. Aliás, o doce vai ficar por conta do recheio e da cobertura, ok?

Quando eu comecei a decorar nem me dei conta que estava atrasado para um compromisso, então não consegui fazer muitas fotos, mas o que importa é que eu tirei algumas...


Bom, o passo a passo está bem detalhado aqui embaixo e eu espero que vocês façam. Nem seja apenas a massa do bolo, pois, acompanhada de um cafezinho, já super vale a pena! Bora lá?!

Para o Bolo

Ingredientes

100g de ameixa seca sem caroço

2 ovos

170g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo de milho

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira retangular de 30cm de comprimento com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2 - No copo do liquidificador, junte as ameixas, os ovos, o iogurte, o óleo, o açúcar e bata até formar um creme bem homogêneo.


3 - Vire a mistura numa tigela e então comece a peneirar os sólidos: trigo, fermento, bicarbonato. Misture os apenas para incorporar. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo e, então, corte o bolo no formato que desejar. Eu utilizei dois cortadores: um 7cm de diâmetro e um de 5cm. Mas você pode fazer do formato que desejar e, até mesmo, fazer dois bolos de tamanhos diferentes e, então parti-los ao meio.


Para o Doce de Leite

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de creme de leite


Modo de Preparo

1 - Remova o rótulo do leite condensado, deposite a lata numa panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a chiar, conte 30 minutos e, então desligue o fogo. Quando o vapor tiver saído por completo, retire a lata de dentro da panela, porém espere esfriar por completo antes de abrir (melhor aguardar umas duas horas).


2 - Após o período de descanso, junte o conteúdo da lata numa panela com o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Deposite num prato para esfriar. Depois de frio, armazene num saco de confeitar descartável para facilitar na hora da montagem.


Para a Montagem

Ingredientes

200g de creme de leite fresco ou nata

1 colher (sopa) de açúcar refinado

Coco queimado ralado o quanto baste

150g de chocolate branco de boa qualidade

1 gotinha de corante amarelo


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte o creme de leite fresco com o açúcar e bata até obter ponto de chantilly. Reserve. Numa outra tigela coloque o chocolate branco e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido. Adicione uma gota de corante amarelo e misture até obter o tom desejado. Reserve.


2 - Divida os bolinhos, agora já cortados, ao meio e, numa das metades distribua o doce de leite. Deposite a metade correspondente do bolo em cima do doce de leite. Repita o procedimento com os demais bolinhos.


3 - Coloque os bolinhos de base maior no pratinho em que irá servir e, em seguida, deposite uma colherada do chocolate derretido. Com cuidado, vá levando o chocolate até a borda de maneira que escorra pelas laterais conforme as imagens acima. Repita o procedimento com o restante dos bolinhos de base maior. Quando todos estiverem cobertos com o chocolate, leve-os à geladeira para firmar.


4 - Com os bolinhos de diâmetro menor devidamente recheados com o doce de leite, é hora de partir para a cobertura. Com uma espátula, espalhe o chantilly pelas laterais e no topo do bolinho. Em seguida, polvilhe coco ralado queimado de maneira que cubra todo o chantilly e o bolinho fique camuflado. Repita o procedimento com os demais bolinhos de diâmetro menor.


5 - Quando todos os bolinhos menores estiverem camuflados, retire os bolinhos de base maior da geladeira e, sobre eles, coloque os bolinhos camuflados. Decore o topo com flores e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page