top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Pistache com Morangos


E como não começar bem o dia quando a gente se depara com uma belezura como essa, não é mesmo??? Um tortinha de massa crocante e amanteigada recheada com um delicioso creme brigadeiro de pistache e, para completar ainda mais o sabor, que tal esses suculentos morangos no topo? Essa receitinha é da hora e vai te amarrar pela beleza e pelo estômago, é claro!

O preparo é extremamente fácil e está bem detalhado logo abaixo. Nesta minha versão de torta, eu segui as dicas de uma seguidora que falou que não utilizava pesos na hora de assar. Ela levava ao congelador por 30 minutos e depois ia direto pro forno. Adorei o resultado! Só não lembro o nome da amiga mamífera, mas, se você estiver lendo, deixo aqui meu muito obrigado pela dica!


Então, chega de enrolação e partiu receitinha?

Para a Base

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo

40g de manteiga sem sal gelada em cubos

2 colheres (sopa) de açúcar

1 pitada de sal

1 gema

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte todos os ingredientes e os misture até obter uma massa homogênea.


2 - Em seguida, sobre uma bancada limpa, polvilhe farinha de trigo e abra a massa com auxílio de um rolo de macarrão. Transfira a massa para uma fôrma redonda canelada de fundo removível (17cm de diâmetro) e, com as pontas dos dedos, vá ajeitando até que todo o interior da fôrma esteja devidamente coberto. Remova o excesso de massa das bordas e, com um garfo, faça furinhos ao longo de toda a base. Leve ao congelador por 30 minutos para descansar.


3 - No meio do período, pré aqueça o forno a 200°C.


4 - Após o tempo de descanso, leve a assadeira ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que toda a massa esteja bem sequinha e, levemente, dourada. Retire do forno e deixe esfriar por completo. Enquanto isso, prepare o recheio.


Para o Recheio

Ingredientes

395g de leite condensado

1/2 xícara (chá) de leite integral

2 gemas peneiradas

1/2 xícara (chá) de pistache triturado


Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa panela e os leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone até engrossar. Retire do fogo e espere amornar antes de rechear a torta.


Para a Montagem

Ingredientes

400g de morangos frescos

Açúcar de confeiteiro (opcional)


Modo de Preparo

1 - Lave, descarte os cabos, corte os morangos maiores em 4 partes, os médios em duas e os pequenos mantenha inteiros. Em seguida, desenforme a base da torta e a disponha no prato em que irá servir.


2 - Vire o recheio na base e nivele com uma colher. Esconda o brigadeiro com os morangos. Deposite-os de maneira aleatória para ficar mais interessante. Se quiser, polvilhe açúcar ou coloque umas florzinhas para dar um charme a mais à receita. Sirva a seguir!

POSTS RECENTES
bottom of page