• @vitorcorrea13

Risoto de Tomate Seco com Rúcula


Essa aqui é outra receitinha que, volta e meia, meus amigos pedem pra eu preparar aqui em casa: Risoto de tomate seco com rúcula. Porém, a minha versão deste maravilhoso clássico sempre é lembrado com carinho por conta de uns toques especiais que eu acrescentei à receita...

Além do tradicional queijo parmesão, o meu risoto leva uma quantidade substanciosa de mussarela de búfala, o que confere, além de um sabor delicioso, uma cremosidade extra. Como se não bastasse tamanha sofrência, eu ainda adiciono um toque de mostarda djon e de mel. O casamento dessa mistura não poderia ser mais que perfeito! Às vezes ainda acrescento uns chips de bacon por cima para dar uma textura a mais, mas não é sempre!


Então, quando vocês quiserem preparar um prato pra sair da rotina, essa é a minha sugestão. O sucesso, como sempre, é garantia da casa! Bora lá?!

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
100g de tomate seco picado
1/2 xícara (chá) de vinho branco 1L de caldo de legumes caseiro
1 colher (chá) de mostarda djon
1 colher (sopa) de mel
Sal e Pimenta do Reino a gosto
100g de mussarela de búfala picada
1 maço de rúcula fatiada 1 colher (sopa) de manteiga Queijo parmesão ralado a gosto

Modo de Preparo

1. Coloque o caldo de legumes numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, reduza o fogo. Enquanto isso, corte a cebola, os tomates, a mussarela, a rúcula e reserve. 2. Numa panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo médio. Quando estiver aquecido, junte a cebola picada e mexa bem para não queimar. Assim que estiver transparente (após 3 minutos), acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. 3. Aumente o fogo, junte o tomate seco, o vinho branco e misture bem até evaporar. Quando o vinho secar, coloque duas conchas do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outras duas conchas. Adicione a mostarda, o mel e mexa bem. 4. Depois de 10 minutos. Continue cozinhando, e acrescente mais duas conchas do caldo. Neste etapa, verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente. Quando o risoto estiver no ponto, retire do fogo, junte a manteiga, a mussarela de búfala, a rúcula, o parmesão, misture muito bem, corrija o sal, tempere com pimenta e sirva imediatamente.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.