top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Amêndoas e Coco no Pote


A gente se amarra numa sobremesa servida em taças e copinhos, não é mesmo? Então... Pensando nisso, resolvi mostrar pra vocês uma sugestão de doce que serve tanto para enfeitar mesas de festas de aniversários como, também, para presentear pessoas queridas... Com muito amor e uma dose de capricho, um simples doce pode ganhar novos ares através de uma linda apresentação.

Como vocês irão ver no passo a passo da receita, a massa do bolo é a mesma do Mini Naked Cake de Raffaello. Porém, coloquei a receita aqui na íntegra caso vocês queiram fazer toda a receita para a confecção de bolos no pote.


Mas você deve estar se perguntando: Vítor, por que outra receita com os mesmos ingredientes? Então eu respondo: lembram que para eu fazer os mini naked´s era preciso cortar o bolo em formato circular? Pois bem... A receitinha de hoje surgiu como uma possibilidade de aproveitar as rebarbas que sobraram da receita anterior.

Bolo no pote é sempre uma ótima opção pra se fazer quando alguns acidentes de percurso acontecem como, por exemplo, o bolo quebrar. Eu sempre recorro a eles. Quando sobra fatia de bolo (isso raramente ocorre), eu sempre tento dar uma inovada e preparar algum tipo de creme ou geleia para deixar o bolo com uma carinha fresh... E vai por mim, sempre funciona!

Como essa massinha é extremamente úmida não há necessidade de calda. O creme também já ajuda e fica molhadinho na medida certa! Quando o povo aqui de casa comeu essa versão da receita a primeira coisa que eu ouvi foi um: "que gostinho de comida que dá conforto!" E é exatamente isso que você vai sentir ao preparar essa deliciosidade aqui!

Então, como eu sei que vocês detestam enrolação, bora aprender a preparar??? Todo o passo a passo bem detalhadinho pode ser visto logo aqui embaixo. Espero que vocês gostem e que façam! Grande beijo em todos...

Para o Bolo

Ingredientes

160g de iogurte natural

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

3 ovos

1/2 xícara (chá) de óleo vegetal (eu uso o de milho)

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de amêndoas

1 xícara (chá) de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de coco ralado

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 170° C, unte uma fôrma retangular de 30cm de comprimento com manteiga, polvilhe farinha de trigo e reserve.


2 - No copo do liquidificador, junte o iogurte, o açúcar, os ovos, o óleo e bata ate formar um creme bem homogêneo. Em seguida, deposite o creme numa tigela e comece a adicionar os ingredientes secos: Peneire a farinha de trigo, a farinha de amêndoas, o sal, o bicarbonato, o fermento, junte o coco e mexa delicadamente até que todos os ingredientes tenham sido incorporados à mistura.


3 - Vire a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Quando estiver completamente assado, retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar.


Para o Creme do Recheio

Ingredientes

395g de leite condensado 1 xícara (chá) de leite 3 gemas de ovos peneiradas (Reserve as claras para utilizar noutra preparação)

Modo de Preparo

1. Numa panela, misture todos os ingredientes. 2. Leve a panela ao fogo baixo, e mexa sem parar por cerca de 10 minutos ou até que engrosse. 3. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme, encostando no creme, e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos para esfriar.

Para a Cobertura

Ingredientes

395g de leite condensado

4 colheres (sopa) de farinha de amêndoas

2 colheres (sopa) de coco ralado

2 colher (sopa) de creme de leite com alto teor de gordura


Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até obter ponto de brigadeiro mole. Nesta etapa, desligue o fogo e deixe o creme esfriar por completo. Quando estiver completamente frio, deposite o creme num saco de confeitar para facilitar na hora da montagem.

Para a Montagem

Ingredientes

Coco ralado para polvilhar

Amêndoas para decorar

Modo de Preparo

1 - Esfarele o bolo numa assadeira, separe os potinhos em que irá servir. Em seguida, forre o fundo dos potinhos com uma porção do bolo esfarelado e, sobre ele, deposite uma colherada do creme.


2 - Cubra o creme com outra camada de bolo esfarelado e alterne quantas vezes achar necessário. *** O potinho que eu utilizei não era muito grande e eu quis deixar um espaço sobrando por questão estética mesmo, mas, se você quiser, pode intercalar bolo e recheio até o topo do recipiente.


3 - Coloque a cobertura num saco plástico de confeitar e faça uma pequena abertura. Deposite o brigadeiro na porção central do potinho de maneira que se obtenha um formato de zigzag bem fechadinho. Deposite coco ralado numa das laterais e decore com amêndoas. Feche o potinho e finalize a decoração com um laço de fita. Sirva a seguir e delicie-se!

***Você pode fazer a decoração que quiser. Essa é a minha sugestão.

POSTS RECENTES
bottom of page