top of page
  • @vitorcorrea13

Assado Integral de Brócolis com Ricota


Presta atenção na delícia de receita que eu vou mostrar pra vocês: assado integral de brócolis com ricota! Fica, apenas, incrível! Esse salgadinho aqui muito me lembra o tempo em que eu ainda morava em Criciúma e ia tomar café da tarde no Angeloni da Centenário... Era sagrado comer um desses (e uma catarina de calabreza, porque era desses kkkk)...

Massa sequinha, extremamente crocante e com recheio generoso e super temperadinho... Esse é aquele tipo de lanche que a gente come meio que sem peso na consciência... O problema está em não saber parar de comer... Mas já adianto: vai ser impossível comer um só!

Ele fica uma delícia se servido morno, porém eu prefiro mais em temperatura ambiente porque é possível sentir melhor o gostinho de todos os ingredientes presentes no recheio. Além disso, a massa fica mais firme e é disso que eu gosto na receita: o contraste das texturas...


E se você também é fã desse tipo de comidinha, já cola aqui embaixo pra ver como é fácil de preparar! Espero que gostem e que façam muitas e muitas vezes... Se não gostarem de brócolis é só substituir por algum outro recheio... Só não vale não testar, belê?

Para a Massa

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

70g de manteiga sem sal gelada em cubos

Pitada generosa de sal

5 colheres (sopa) de água

2 colheres (sopa) de creme de leite

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte as farinhas, o sal, a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture bem até obter uma farofa úmida.


2 - Adicione, então, a água, o creme de leite e mexa mais um pouco até formar uma massa uniforme. Envolva a massa com um plástico filme e leve para a geladeira para descansar por 30 minutos. Enquanto isso prepare o recheio.


Para o Recheio

Ingredientes

1 colher (chá) de manteiga

1/2 cebola picada

1 xícara (chá) de brócolis picado (eu passei no processador)

2 dentes de alho picados

1 colher (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

Sal

Pimenta do Reino a gosto moída na hora

Noz moscada moída na hora

1/2 xícara (chá) de ricota esfarelada


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte a manteiga e espere derreter. Adicione, então a cebola e refogue por 3 minutos.


2 - Junte o brócolis, o alho e deixe refogar por 2 minutos. Acrescente o trigo e misture bem. Adicione o leite e mexa bem até que todos os gruminhos estejam dissolvidos. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada e deixe cozinhar por mais 5 minutos.


3 - Desligue o fogo, acrescente a ricota esfarelada, misture novamente e deixe esfriar por completo.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido

Sementes de gergelim


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, separe uma assadeira retangular. Sobre uma bancada limpa, polvilhe farinha de trigo, pegue uma porção da massa e abra até obter a espessura de meio centímetro. Recheie generosamente, cubra o recheio ao fechar o assado como se fosse um pastel. Feche bem as bordas, distribua o pastel numa assadeira, pincele ovo batido e salpique grãos de gergelim. Repita o procedimento com o restante dos ingredientes e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que todos os pasteis estejam devidamente douradinhos e estufados. Sirva a seguir ainda morno ou frio.

POSTS RECENTES
bottom of page