• @vitorcorrea13

Medalhões de Filé com Cogumelos na Manteiga


Este aqui é outro prato que eu faço com muita frequência aqui em casa, porém agora aprendi um molhinho novo com a Camila lá do iG @feitocom.amor e, desde então, não preciso nem falar que ele já se tornou hit, não é mesmo? Receitinha super fácil e que super eleva o patamar da refeição...

O tchãn do prato fica por conta de um molho feito a partir da borra do cozimento da carne. O creme de leite fresco aliado à mostarda dijon garantem uma personalidade extra à receita. Super recomendo e indico! Bora tentar?

Ingredientes

2 medalhões de filé mignon bovinos

Sal e Pimenta do Reino a gosto

1 colher (sopa) de azeite

300g de batata salsa

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de manteiga

150g de cogumelo de Paris frescos

1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de mostarda dijon

2 ramos de tomilho fresco

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas, leve os pedaços para cozinhar com o dente de alho numa panela com água e sal em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, descarte a água do cozimento e pulsione com o mixer até formar um creme liso. Acrescente a manteiga, acerte o sal, mexa mais um pouco e reserve.


2 - Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte uma colher de manteiga, os cogumelos, tempere com sal, pimenta do reino e deixe refogar por 3 minutos. Reserve.


3 - Leve uma outra frigideira anti aderente ao fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue o azeite, disponha os medalhões, tempere com sal e pimenta. Deixe grelhar por 4 minutos ou até que o filé solte da panela. Vire o medalhão e repita o procedimento do outro lado. É importante selar todos os lados para que todos os líquidos se mantenham no interior da carne e ela continue macia. Feito isso, retire as carnes da panela, deposite-as num prato e cubra com papel alumínio.


4 - Desligue o fogo e junte, imediatamente, o creme de leite e a mostarda na panela em que a carne foi grelhada. Com uma espátula de silicone, raspe bem o fundo da frigideira até formar um creme de coloração mais escura. O molho deve ficar mais líquido, pois, depois de frio, ele encorpa. Acerte o sal e parta para a montagem do prato.


5 - Sirva um pouco do molho, colheradas do purê e, sobre ele, deposite um filé. Em cima de cada filé distribua os cogumelos. Finalize com ramos de tomilho.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.