top of page
  • @vitorcorrea13

Sorvete de Chocolate Cremosão


Verão e sorvete é tipo final de filme de comédia romântica: CASAMENTO PERFEITO! E é por esse motivo que eu resolvi compartilhar com vocês lá no Canal do Menu do Chef do youtube uma receitinha desse sorvete maravilhoso que estava no caderninho de receitas da minha mãe. Sabe aquela receitinha que remete à infância? Então... É disso que eu falo: memória afetiva! Porém eu tratei de dar a minha atualizada na receita ao substituir o chocolate ao leite (que a minha mãe utilizava), por uma mistura de chocolates 60 e 85% cacau. Mamãe vai ter que me perdoar, mas ficou SENSACIONAL!

Um sorvete de chocolate super cremoso e sabe o que é melhor? Você não precisa utilizar máquina de sorvete. Naquela época, tudo era mais difícil, mas isso não era empecilho para se fazer coisas maravilhosas. Um exemplo disso é esse sorvete incrível.

Aqui nas fotos eu não tinha deixado ele ficar na temperatura ambiente, mas já dá pra perceber o quão delicioso ele fica. No vídeo acima é possível ver toda a textura cremosa dessa sobremesa espetacular!


O fator mais importante no processo dessa receita, conforme o que a minha mãe me falou, é a gordura presente na nata e no leite integral. Eles irão garantir toda essa cremosidade.

Como eu sei que nem todo mundo tem acesso à nata, já aviso: pode ser substituído por creme de leite FRESCO. Sim, tem que ser fresco por conta do teor de gordura. Creme de leite de caixinha não vai resultar na mesma textura.


Se quiser imprimir uma textura extra à receita, acrescente algum tipo de crocante. Aqui embaixo eu sugiro um crocante de nozes pecã. Fica sensacional!


Bom, e se você curtiu o vídeo, deixa o seu joinha, pois ele ajuda bastante! Ah, aproveita para se inscrever no canal para ficar por dentro de tudo sempre que alguma novidade for lançada! E se quiser, compartilha esse post e vídeo nas suas redes sociais...


Bora por em prática???

Ingredientes

400g de nata (pode ser substituído por creme de leite fresco)

250mL de leite integral

3/4 xícara (chá) de açúcar refinado

2 gemas

100g de chocolate 60% cacau

100g de chocolate 85% cacau

* Sugestão de acompanhamento

50g de nozes pecã

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

Modo de Preparo

1 - Separe uma fôrma de pão retangular e reserve. Numa tigela, junte as gemas, o açúcar e, com auxílio de uma batedeira, bata até formar um creme esbranquiçado e reserve. Numa outra tigela, deposite o chocolate picado e reserve.


2 - Leve uma panela ao fogo médio, junte o leite, a nata e mexa até levantar fervura. Feito isso, deposite o leite fervido na tigela do chocolate e mexa bem até que todo o chocolate esteja derretido por completo.


3 - Em seguida, com cuidado, deposite um pouco da mistura de leite e chocolate, ainda quente, na tigela das gemas, mexendo sempre. É importante que esse processo seja realizado dessa forma para que as gemas não cozinhem quando entrarem em contato com o fogo (temperagem). Depois, vire a mistura de gemas/chocolate junto com o restante do chocolate derretido, dê uma leva mexida, retorne a mistura à panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até engrossar. Junte, então, as raspas de laranja.


4 - Deposite o creme numa fôrma e leve ao congelador por, no mínimo, 3 horas para firmar.


5 - Para caramelizar as nozes, basta juntar as nozes com o açúcar numa panela, levar ao fogo médio, mexendo sempre, até o açúcar derreter por completo e envolver todas as superfícies das nozes. Depois é só espalhar as nozes sobre uma folha de papel manteiga, deixando espaço entre elas. Quando estiverem bem sequinhas, passe por um processador ou quebre com auxílio de um rolo de macarrão.


6 - Sirva o sorvete acompanhado da farofinha de nozes trituradas.

POSTS RECENTES
bottom of page