• @vitorcorrea13

Salada de Beterraba Assada com Laranja


Quer surpreender e fazer bonito no almoço do final de semana??? Então essa aqui é receita, amigos mamíferos!!! Saladinha de beterraba assada com gomos de laranja, cebola roxa, alcaparras e folhinhas de hortelã... Ah, e muita pimenta do reino... Eitaaaaaa que fica MARA!!!

Essa aqui é outra receitinha tirada do mais recente projeto da Rita Lobo o "O Que Tem Na Geladeira". Já falei inúmeras vezes sobre a importância desse livro, pois ele ensina, de maneira fácil, clara e objetiva, como variar a preparação de mais de 30 ingredientes tão conhecidos na nossa cozinha... É mole?!?


Bom, nem preciso dizer que essa aqui foi uma das receitas que mais me surpreendeu, não é mesmo??? Além das cores lindíssimas, os sabores formam um casamento perfeito! E tudo isso pode ser constatado na explosão de sabores que acontece dentro das nossas bocas... Bora testar?!

Ingredientes

4 beterrabas médias 1 laranja-baía 1/2 cebola roxa 1 colher (sopa) de alcaparras 1/2 colher (sopa) de azeite 2 talos de hortelã sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno 200 ºC (temperatura média). 2. Lave, descasque e corte a beterraba em quartos: corte ao meio e cada metade ao meio novamente. Transfira para uma assadeira e cubra com papel alumínio. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos, até que estejam cozidas mas ainda firmes. 3. Assim que estiverem cozidas, retire as beterrabas do forno, transfira para uma tigela e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 4. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Coloque numa tigela com água e gelo e deixe de molho por alguns minutos - isso diminui o ardido da cebola. 5. Descasque e fatie a laranja em gomos: sobre uma tigela segure a fruta descascada na palma da mão; corte um "V" bem rente às membranas (linhas brancas) que separam os gomos; deixe o gomo cortado cair na tigela, e repita até tirar todos os gomos da fruta. 6. Retire as fatias de cebola da água e junte às beterrabas. Acrescente a laranja, as alcaparras e as folhas de hortelã. Tempere com o azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva a seguir.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível no livro "O que tem na geladeira?" ou no site: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300978)

POSTS RECENTES