top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Maçã Verde com Canela


Quem me acompanha há bastante tempo sabe da minha fixação por tortas em suas mais variadas composições... Honestamente, acredito que não exista a torta perfeita, pois é o que me motiva a experimentar e testar as infinitas receitas que encontro na web ou que me sejam sugeridas. Para minha surpresa, algumas tortas ganham o meu coração seja pela simplicidade do feitio ou, até mesmo, pela combinação de sabores. Esta torta aqui foi uma dessas! A maçã verde super surpreendeu pelo contraste da canela. Uma verdadeira explosão de sabores dentro da boca!

Retornei com os testes de massas de tortas após ver uma postagem de uma amiga chamada Silvia Boetgger. Ela tem um iG (@silviaboetgger) com fotos fenomenais e eu super indico pra quem gosta de ver coisas bonitas e sentir good vibes.



Bom, a massa que estou usando aqui nesta preparação me foi sugerida por ela. E eu amei! Super fácil de preparar, de fácil manuseio e que, se você souber usar a criatividade, dá pra fazer inúmeras preparações utilizando a mesma massa como base (vocês vão ver essa mesma massa muitas e muitas vezes por aqui).


Entonces, vamos deixar de lado o papo furado e partiu receitinha?

Para a Massa

Ingredientes

300g de farinha de trigo

200g de manteiga sem sal gelada em cubinhos

100mL de água gelada

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite a farinha de trigo com a manteiga em cubos. Aos poucos, misture os dois ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.


2 - Dilua o açúcar e o sal na água gelada e, lentamente, incorpore à farofa mexendo com um garfo até formar uma massa. Nessa etapa, sove ligeiramente até conseguir formar uma bola. Envolva com plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.


Para o Recheio

Ingredientes

3 maçãs verdes em cubos

1 colher (chá) de canela em pó 1 colher (café) de noz-moscada ralada 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de suco de limão 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/4 xícara (chá) de farinha de rosca


Modo de Preparo

1. Corte as maçãs ao meio e retire as sementes. Apoie a parte plana das maçãs numa tábua e corte em fatias e as fatias em cubos. 2. Numa tigela grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Misture bem para que as maçãs absorvam os temperos e reserve. Para a Montagem
1 gema

Modo de Preparo
1- Pré aqueça o forno à 220º C e separe uma fôrma de fundo falso de 23cm de diâmetro (ou forminhas menores, se preferir).

2 - Sobre uma bancada limpa e enfarinhada, abra metade da massa com auxílio de um rolo de macarrão. Em seguida, transfira a massa para a fôrma e a adapte bem. Deposite o recheio e abra o restante da massa de maneira que cubra o recheio. Se preferir, faça pequenas tiras com a massa e cruze-as por sobre a massa. Remova o excesso da massa das bordas da fôrma e aperte bem para garantir que o recheio vai ficar bem protegido. Pincele a superfície com a gema e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que esteja dourada.


POSTS RECENTES
bottom of page