top of page
  • @vitorcorrea13

Picanha Assada no Sal Grosso


Se você mora em apartamento, não tem churrasqueira e vivia achando que, por esses motivos, não poderia preparar uma deliciosa carne assada, seus problemas acabaram!!! Essa deliciosa picanha fica pronta num piscar de olhos e pasmem: não deixa um resquício sequer de fumaça dentro de casa!


A receitinha é da apresentadora Rita Lobo (minha diva master) e há algum tempo eu venho ensaiando para prepará-la. Contudo, apenas agora tomei coragem e fui às vias de fato! Só me arrependo por não ter feito antes!


Como filho de gaúcho que sou, churrasco com maionese no final de semana era sagrado. Contudo, nunca me atrevi a encarar o carvão e o espeto. Por isso essa receita aqui ganhou meu respeito! Porque ela é muito prática, extremamente deliciosa e você não precisa esperar o final de semana para prepará-la.

O ponto da carne é o que pode variar, mas isso vai de acordo com o tempo de forno. No geral, achei super tranquilo o passo a passo, por isso estou compartilhando com vocês!

Espero que gostem! Grande beijo...

Ingredientes

1 peça de picanha de até 1,2 kg 4 claras 1 kg de sal grosso 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo ramos de tomilho fresco a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 2. Numa tigela, coloque o sal grosso, as claras e a farinha de trigo. Misture com uma espátula até ficar uniforme - com aspecto de areia grossa molhada. 3. Numa assadeira grande, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe, pressionando com as mãos, para obter uma camada fina do tamanho da peça de picanha. Disponha os ramos de tomilho sobre o sal grosso. 4. Com um pano de prato limpo, seque a peça de picanha e coloque sobre a camada de sal, com a gordura para cima. Envolva toda a picanha com o restante da mistura de sal grosso, formando uma capa - pressione com as mãos para que fique bem firme. 5. Leve a picanha ao forno e diminua a temperatura para 200 °C (temperatura média). Deixe assar por 45 minutos para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora. Para a carne mal passada, 35 minutos são suficientes. 6. Retire a picanha do forno. A camada de sal grosso, depois de assada, torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca grande - utilize o lado contrário ao fio -, bata por toda a lateral da picanha para quebrar a crosta. Retire a placa de sal e reserve para a hora de servir. 7. Raspe o excesso de sal da carne e transfira a picanha para uma tábua. Corte metade da peça em fatias finas. Cubra a picanha com a placa de sal grosso reservada - além de decorar, ela mantém o calor. Sirva a seguir.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=512)

POSTS RECENTES
bottom of page