top of page
  • @vitorcorrea13

Calzone de Camarão


Essa receitinha aqui é um sucesso só! A massa é mesma do calzone à Portuguesa, porém o destaque é o recheio: de camarão com ervilhas. Um dos recheios que eu mais AMO e que, sempre que posso, estou preparando...


A massa dessa maravilha aqui já é uma velha conhecida para os seguidores aqui do blog. Ela, realmente, é muito versátil e o leque de possibilidades de receitas que se pode preparar a partir dela é imenso... É uma verdadeira RECEITA CORINGA!


A sugestão de recheio da vez é de um delicioso refogado de camarão. Quem tiver a oportunidade de utilizar camarão fresquinho, in natura, é melhor! Se eu estivesse morando no litoral, com certeza, optaria por essa opção. Contudo, como moro a quase 500 Km da Capital e do litoral do Estado, não disponho de um local confiável para adquirir meus camarõezinhos fresquinhos. Então,como quem não tem cão, caça com gato, recorro aos pacotes de congelados... Não é uma "brastemp", mas dá pro gasto! hahahah


Aí assim, quando usamos esses camarões congelados, na hora de refogar, eles soltam muita água e murcham de maneira significativa. Por isso sugiro utilizarem uns camarões de tamanho, no mínimo, médio. No mais, o passo a passo detalhado está aqui na descrição da receita e eu tenho certeza de que ela vai fazer sucesso aí na sua casa... Bora por, literalmente, a mão na massa??? hahahahahaha

Ingredientes

500g de farinha de trigo

1 xícara de água morna

30 de fermento biológico

1/2 xícara de óleo vegetal

2 colheres de sopa de açúcar

1 pitada generosa de sal

200g de camarão cozido descascado pré cozido (congelado)

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados

100g de ervilhas frescas congeladas

2 colheres (sopa) extrato de tomate

100g de creme de leite fresco

1 ramo de tomilho

Sal e Pimenta do reino a gosto

1 colher (sopa) de azeite


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, dissolva o fermento na água morna. Em seguida, junte o óleo, o sal, o açúcar e mexa.


2 - Adicione a farinha e a incorpore à mistura. Trabalhe a massa por 15 minutos com a mão (se tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você).


3 - Após os 15 minutos, faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 2 horas. Enquanto a massa cresce, prepare o recheio.


4 - Leve uma panela ao fogo médio, regue o azeite, junte a cebola e mexa até que elas fiquem transparentes. Feito isso, junte o alho e mexa por 2 minutos. Acrescente, então os camarões até que eles estejam refogados. Coloque as ervilhas na panela e misture. Após, deposite o extrato de tomate, o creme de leite, debulhe o tomilho, acerte o sal e tempere com pimenta. Mexa por mais uns minutos, desligue o fogo e reserve.


4 - Na hora de assar, pré aqueça o forno à 220º C, faça bolas do tamanho de uma de pingue pongue, uma a uma as abra sobre uma bancada, deposite no centro de cada disco um pouco do recheio e feche como se fosse um pastel, porém apertando firme com o dedo e finalize as bordas com um garfo. Feito isso, disponha o calzone na assadeira e repita o procedimento com o restante da massa.


5 - Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que os calzones estejam dourados. Sirva a seguir

POSTS RECENTES
bottom of page