top of page
  • @vitorcorrea13

Lemon Curd


Quando conheci Londres, há alguns anos, logo nas primeiras aventuras em meio às confeitarias, um dos doces que me fisgou de imediato, tanto pelo estômago quanto pelos olhos, foram tortinhas crocantes que levavam no recheio um maravilhoso creme amarelo à base de gemas e suco de limão: trata-se do Lemon Curd, esse espetáculo da foto acima!


Essa maravilha super acompanha pães, bolos, torradas, serve de recheio para tortas e rola até colheradas marotas, assim mesmo...


Contudo, para que esse creme não fique com gosto marcante de gemas, alguns passos são importantíssimos. Algumas técnicas utilizam o banho maria para o cozimento, porém nesta receita aqui, o creme vai direto ao fogo em temperatura baixíssima. Por isso, além da qualidade dos ingredientes, os utensílios utilizados devem ser de boa qualidade para evitar que grude no fundo da panela.


Essa receitinha aqui é da apresentadora Rita Lobo e está disponível lá no site dela, o Panelinha.


Bom, chega de mais delongas e que tal aprender a preparar essa maravilha?


Ingredientes

4 gemas de ovo peneiradas 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/4 de xícara (chá) de caldo de limão sisciliano 100 g de manteiga 1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de Preparo

1. Numa tábua, corte a manteiga em cubos. Passe para uma tigelinha e reserve na geladeira. 2. Sobre uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira. Junte à panela o caldo do limão, o açúcar e a essência de baunilha. Com um batedor de arame, mexa bem até a mistura ficar lisa. 3. Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula de silicone, mexa raspando as laterais e o fundo (para não grudar!) até engrossar levemente (cerca de 10 minutos). 4. Desligue o fogo e passe a mistura por uma peneira. Volte o creme coado para a panela e acrescente os cubos de manteiga gelada aos poucos, mexendo vigorosamente entre cada adição, até que toda manteiga tenha sido incorporada e o creme esteja liso e brilhante. 5. Transfira para um pote esterilizado com tampa e deixe esfriar em temperatura ambiente. Conserve na geladeira por até 1 semana e sirva com bolos, biscoitos e pães.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page