• @vitorcorrea13

Filé Brie acompanhado de Purê de Mandioquinha e Risoto de Alho Poró


Tá aqui um prato que eu morria comendo em um dos meus, até então, restaurantes favoritos de Criciúma. Filé brie com purê de mandioquinha acompanhado de risoto de alho poró. Como este prato me remete a muitas coisas boas, tratei logo de criar a minha versão para poder matar a vontade dessa maravilha.


Lá no restaurante, eles costumam trazer o filé com o purê dentro de uma panelinha de barro. Fica muito fofo (e quentinho). Lembro-me da última vez que fui ao restaurante para comer esse prato: foi logo após a missa da minha formatura. Não sei porque cargas d´água, naquele dia, os pratos não estavam do jeito que eu me lembrava, mas, enfim...


Você até pode estar se perguntando: mas, Vítor, arroz e purê? Sim, minha gente! É tão pouca a quantidade do purê que ele mais vai servir, digamos, para abraçar os filés.


Uma coisa que eu posso garantir a vocês, é que TODOS os sabores conversam muito bem entre si. Só de descrever e de me lembrar dessa maravilha eu já começo a salivar. Acho que tenho alho poró dando sopa na geladeira...


Se você ficou curioso, recomendo experimentar... É uma receitinha super simples e que vai agradar a todos. Bora aprender?

Para o Risoto

Ingredientes

2 xic de arroz arbóreo

2 talos de alho poró picados

1 cebola grande bem picadinha

800 mL caldo de legumes caseiro

1/2 xícara de vinho branco

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de creme de leite fresco

30g de queijo parmesão ralado

1 pitada de cominho em pó

Sal e pimenta do reino a gosto (opcional)

Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola. Limpe o alho poró, pique-o e reserve.

2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite de oliva, junte a cebola e mexa até que a mesma esteja macia e transparente. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, o alho poró, o vinho e mexa o arroz em movimentos circulares até que o mesmo tenha evaporado por completo.


3 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte o parmesão, a manteiga, o cominho e os incorpore aos grãos. Em seguida, acrescente o creme de leite, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino. Reserve.


Ingredientes

4 medalhões de filé Mignon (ou da carne de sua preferência)

1 colher de sopa de azeite

4 fatias de queijo brie

6 batatas baroa de tamanho médio

2 dentes de alho

1/2 cebola picada

1 folha de louro

2 colheres de sopa de leite

1 colher de sopa de manteiga

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas, leve os pedaços para cozinhar com a folha de louro, com os dentes de alho e com a cebola picada numa panela com água e sal em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, descarte a água do cozimento e o louro, junte o leite e pulsione com o mixer até formar um creme liso e homogêneo. Retorne a panela ao fogo baixo, junte uma colher de manteiga, acerte o sal, tempere com a pimenta, a noz moscada e deixe cozinhar por mais 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.


2 - Leve uma frigideira anti aderente ao fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue o azeite, disponha os medalhões, tempere com sal e pimenta. Deixe grelhar por 4 minutos ou até que o filé solte da panela. Vire o medalhão e repita o procedimento do outro lado. Coloque uma fatia de queijo brie em cima de cada medalhão.


3 - Em cada prato, deposite o risoto, sirva duas colheres de purê e, sobre eles, ajeite dois medalhões de filé. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.