• @vitorcorrea13

Picadinho de Filé Mignon


Na semana em que atingi os 10 mil seguidores lá no iG @vitorcorrea13, resolvi reviver o prato que marcou o início dessa minha jornada gastronômica: o Picadinho de Filé Mignon. Receita pra lá de especial da minha musa inspiradora Rita Lobo.


É meus amigos, dá pra acreditar nisso? De um simples picadinho minha vida deu uma guinada de 360º graus. Ainda bem que o Mundo dá voltas e, nessas voltas, a gente se encontra, se reinventa, se faz feliz.


Foi esse prato que eu fiz, e refiz, inúmeras vezes para uma das etapas do desafio Panelinha. De todas as etapas, não ganhei nenhuma. Mas não tem problema... Eu era iniciante no ramo das fotografias culinárias. Hoje vejo o quanto evolui, mas tenho completa noção do longo caminho que eu tenho a trilhar para um dia ficar realmente bom. Enquanto isso, eu me continuo me divertindo e dividindo minhas experiências e aventuras com vocês.

A receita rende muito, então, se não forem muitos em casa, sugiro preparar metade. Como acompanhamentos, um bom arroz branco, uma farofinha de banana passa com castanha de caju e um ovinho poché. Ah, e muita salsinha beeeeeem picadinha, pois, além de trazer uma cor fenomenal ao prato, ainda arremata todos os sabores.


Na boa, não dê bobeira e corre para a cozinha para preparar essa maravilha! É sucesso, amigos mamíferos!

Ingredientes

1 kg de filé mignon em cubos 2 cebolas 3 dentes de alho 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 70 g de bacon em cubinhos 1/4 xícara (chá) de extrato de tomate (cerca de 130 g) 2 colheres (sopa) de molho inglês caldo de 1/2 limão 5 colheres (sopa) de azeite 1/4 xícara (chá) de salsa 3 xícaras (chá) de água sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Leve um pouco mais de 3 xícaras (chá) de água para aquecer numa chaleira. 2. Caso compre uma peça inteira de mignon, corte em bifes; em seguida, corte os bifes em tiras e as tiras, em cubos. Com um pano de prato limpo, seque bem a carne. 3. Transfira para uma tigela larga ou travessa e polvilhe os cubos com a farinha - essa técnica, chamada singer, serve para engrossar o molho. 4. Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure cerca de 1/3 dos cubos, sem cobrir todo o fundo - se colocar toda a carne de uma vez, ela vai resfriar a panela e cozinhar no próprio líquido, em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para dourar por igual. 5. Transfira os cubos para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Doure o restante da carne em mais duas etapas, regando com 1 colher (sopa) de azeite antes de cada leva. 6. Após retirar os últimos cubos, regue a panela com 1 xícara (chá) da água quente e o caldo de limão. Com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para dissolver o queimadinho que se formou, apenas até limpar a panela, cerca de 1 minuto. Transfira esse caldo para a tigela da carne, passando por uma peneira. 7. Volte a panela ao fogo médio e regue com o azeite restante. Junte o bacon e deixe dourar, mexendo de vez em quando. Adicione a cebola e refogue até murchar. Acrescente o alho e misture por mais 1 minuto. 8. Adicione o extrato de tomate e misture bem. Volte a carne, com o caldo, para a panela e mexa apenas para aquecer. Regue com mais 2 xícaras (chá) da água fervente e misture o molho inglês. Quando começar a ferver, deixe cozinhar por mais 6 minutos. 9. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal e a pimenta-do-reino. Salpique a salsinha e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.