• @vitorcorrea13

Conchigliones de Camarão com Gorgonzola


Não tenho descendência italiana, mas arriscaria dizer que, tudo que envolve massa, agrada, e muito, o meu paladar. Tudo bem que foram os japoneses que a inventaram, mas foram os italianos que conquistaram o meu coração - e a minha barriguinha. Desde um simples espaguete a um ravioli caprichado, passando por molhos em suas mais variadas nuances, aromas e sabores, eu sempre me vejo atraído por esse tipo de culinária.


Os conchigliones, massa em formato de concha, ficam deliciosos com os mais variados recheios, molhos e acompanhamentos. São tão lindos que impressionam a ponto de você ficar com pena de comer. Tudo bem que essa sensação dura poucos minutos, pois a fome aperta e você só quer saber de devorar cada pedacinho dessa maravilha.


A minha sugestão aqui é rechear com camarão, mas nada impede você de utilizar o recheio que tiver disponível no momento. Ricota fica um espetáculo com essa massa... Ai, ai... É muita gostosura num post só!


O passo a passo está aqui embaixo e eu tenho certeza que você irá se apaixonar por esses sabores... Sucesso!

Ingredientes

250 g de conchigliones (massa em formato de concha) 2L de água para cozinhar a massa 250g de camarão sem casca e limpo 2 colheres de sopa de manteiga 1 cebola pequena ralada 2 dentes de alho esmagados 1 colher de sopa de vinho branco seco

100g de cream cheese

100g de creme de leite fresco sal e pimenta-do-reino a gosto

30g de queijo gorgonzola

2 colheres de sopa de azeite

1/2 cebola picada

1 lata de tomate pelado com calda

10 folhas de manjericão Sal e pimenta do reino a gosto

Queijo parmesão ralado

Modo de preparo

1 - Descasque a cebola, o alho, pique-os e reserve. Abra a lata de tomate e reserve. Lave as folhas de manjericão e reserve. Corte o queijo em pequenos cubos e reserve.


2 - Leve uma uma panela ao fogo médio e, quando estiver aquecida, regue o azeite, junte a cebola e deixe dourar por três minutos. Passado o tempo, acrescente os tomates sem pele com o caldo e dê uma desmanchada nos mesmos. Tempere com sal, pimenta, deposite as folhas de manjericão e, assim que começar a ferver, conte 6 minutos e desligue o fogo. Feito isso, bata o molho com auxílio de um mixer até formar um creme liso. Junte uma colher de manteiga e reserve. Numa outra panela, leve a água para ferver para cozinhar os conchigliones. Ligue o forno para pré aquecer a 200º C.


3 - Deposite os camarões numa panela, regue com o azeite e leve ao fogo médio alto até que fiquem rosados (o tempo pode variar de acordo com o fogão). Neste ponto, diminua o fogo, junte a cebola, o alho, o vinho e mexa até evaporar. Acrescente, então, o creme de leite fresco, o cream cheese e mexa até formar um molho encorpado. Acerte o sal, tempere com a pimenta, desligue o fogo e reserve.


4 - Assim que a água estiver fervendo, deposite os conchigliones para cozinhar de acordo com as indicações do fabricante (o meu levou 5 minutos de cozimento). Passado o tempo, desligue o fogo, descarte a água do cozimento.


5 - Num refratário próprio para ir ao forno, deposite uma quantidade de molho no fundo. Com cuidado, recheie cada um dos conchigliones com o creme de camarão, acrescente um pedaço de queijo gorgonzola e deposite-o no refratário. Repita o procedimento com os demais.


6 - Com todas as massas recheadas, rale um pouco de queijo parmesão por cima, leve para gratinar por 20 minutos e sirva a seguir.




POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.