top of page
  • @vitorcorrea13

Empanadas de Carne


Ela não é o que se pode chamar de legítima empanada argentina, mas super convence principalmente pelo visual tão característico da receita. O recheio de carne é cheio de personalidade, pois vem todo trabalhado nas especiarias.


Essa aqui é mais uma daquelas receitinhas que você vai se apaixonar tamanha a versatilidade. O recheio de carne é apenas uma sugestão, mas, só pra se ter uma ideia, dá pra rechear essa belezura aí com legumes, com ricota, com frango, enfim: com o que você quiser e tiver disponível no momento. Para isso, basta usar aquilo que eu não canso de dizer... A CRIATIVIDADE! Isso mesmo... Ponha ela pra funcionar e experimente novos sabores... O importante é preparar, independente de seguir a receita à risca!


A receitinha é fácil, fácil de fazer e está bem detalhada aqui embaixo no modo de preparo.


E já sabem: se postarem nas redes sociais, não esqueça de marcar a hashtag #MeuMenuDoChef e de me marcar para eu dar o meu like!

Ingredientes

500g de farinha de trigo

1 xícara de água morna

30 de fermento biológico

1/2 xícara de óleo vegetal

1 pitada generosa de sal

300g de carne de gado em tirinhas

1/2 cenoura ralada fino

1/2 cebola picada

1 talo de salsão picado

1 colher de sobremesa de farinha de trigo

1 folha de louro

colher de café de canela em pó

1 ramo de tomilho fresco

1 colher de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de conhaque

2 colheres de sopa de azeite

1/4 de xícara de água

Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, dissolva o fermento na água morna. Em seguida, junte o óleo, o sal e mexa.


2 - Adicione a farinha e a incorpore à mistura. Trabalhe a massa por 15 minutos com a mão (se tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você).


3 - Após os 15 minutos, faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 2 horas. Enquanto a massa cresce, prepare os ingredientes do recheio: rale o queijo, o presunto, cozinhe o ovo e, em seguida, esfarele-o, fatie fino o pimentão e as azeitonas. Reserve.


4 - Enquanto a massa descansa, descasque e rale a cenoura; descasque e pique a cebola; lave e pique o salsão; pique a carne em tirinhas finas. Reserve.


5 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, regue uma colher de azeite e deposite as tirinhas de carne para selar. Quando estiverem com os dois lados selados, coloque-as num refratário e cubra-as com papel alumínio para manter a temperatura.


6 - Feito isso, regue a panela com mais uma colher de azeite, junte a cebola e frite por um minuto. Após, acrescente a cenoura, o salsão, a folha de louro e continue mexendo por mais dois minutos. Retorne a carne à panela, acrescente a canela, o tomilho debulhado, tempere com sal e pimenta. Junte, então, o trigo e mexa vigorosamente por dois minutos. Após esse tempo, acrescente o conhaque, o molho inglês, a água e mexa até que o molho esteja encorpado. Desligue o fogo e espere esfriar para rechear a massa.


4 - Na hora de assar, pré aqueça o forno à 220º C, faça bolas do tamanho de uma de pingue pongue, uma a uma, as abra sobre uma bancada, deposite no centro de cada disco um pouco de recheio e feche a massa apertando bem as bordas (forme uma espécie de renda na borda). Repita o procedimento com o restante da massa.


5 - Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que as empenadas estejam douradas.

POSTS RECENTES
bottom of page