• @vitorcorrea13

Fondue de Queijos

O inverno finalmente chegou e, com ele, está declarada oficialmente a temporada de comidas reconfortantes. A fondue é uma delas, porém, nesta versão abrasileirada, ela ganha sabores típicos da culinária brasileira como o do queijo minas e o da cachaça. A responsável por isso, claro, só poderia ser a minha musa inspiradora: Rita Linda Lobo.


Diferentemente das versões prontas vendidas no supermercados, as quais apresentam um teor de queijo inferior a 50% da composição final, a fondue preparada em casa leva muito queijo. E quando eu falo queijo, é queijo mesmo!


O queijo minas deu um toque todo especial à receita bem como o shot de cachaça. Como acompanhamento, eu preparei o rosbife de panela (maravilhoso, por sinal, e também receita Panelinha), cubinhos de pão com fermentação natural, batatinhas assadas com ervas e brócolis cozido no vapor. Ficou espetacular!


Como eu não encontrei o meu rechaud, servi a fondue no pão. Achei incrível como ele mantém a temperatura. Porém, servia aos poucos, enquanto a maior parte da fondue permanecia em fogo baixíssimo para não endurecer.


Super recomendo essa preparação. É bem fácil, fica saborosíssima e, com certeza, vai render boas histórias!

Ingredientes
2 1/2 xícaras (chá) de queijo minas padrão ralado grosso (cerca de 200 g) 2 1/2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 200 g) 1/2 xícara (chá) de vinho branco 1 dente de alho 2 colheres (sopa) de cachaça 1/2 colher (sopa) de amido de milho noz-moscada ralada na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque, corte ao meio e esfregue as metades de alho no interior (fundo e laterais) de uma panela pequena (se preferir, utilize uma panela própria para fondue). 2. Numa tigela, misture os queijos ralados. Em outra tigela, coloque a cachaça, o amido de milho e misture bem com uma colher para dissolver. Reserve. 3. Coloque o vinho branco na panela e leve ao fogo baixo para aquecer - coloque na menor boca do fogão. Assim que subirem as primeiras bolhas, junte aos poucos o queijo ralado, mexendo bem com um batedor de arame para derreter e formar um creme liso. Tempere com noz-moscada a gosto. 4. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente a mistura de cachaça com amido de milho. Mexa bem por cerca de 1 minuto - o amido de milho deixa a fondue mais cremosa e evita que a gordura dos queijos se separem. Desligue o fogo e leve a panela para a mesa (ou rechaud). Sirva imediatamente com os cubos de pão, legumes cozidos e carnes.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)
POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.