top of page
  • @vitorcorrea13

Calzone à Portuguesa


Se te algo que eu AMO de paixão é calzone! E se ele for feito pela minha pessoa, MELHOR AINDA! Modéstia a parte, é claro, esse calzone aqui é o melhor do Mundo! Receitinha simples e que eu fazia "a torto e a direito" na época de Faculdade.


Uma das vantagens de se morar sozinho durante a graduação é que você precisa fazer a sua própria comida. Tá bom, isso nem sempre era legal, pois, às vezes, os cansaços físico e mental atrapalhavam, mas, quando dava certo, o sucesso era garantido! Essa aqui era uma dessas receitinhas que eu fazia e me acabava de tanto comer nas semanas de provas noite a dentro (depois não sabia porque era uma bolinha).


Com o tempo, acabei deixando essa receita de lado e, dia desses, resolvi ressuscitá-la. E não é que ela continua sendo gostosa? hahahahahaha O tempo passa, o tempo voa e a massinha do calzone continua numa boa... (Só quem cresceu na década de 90 vai entender a vibe Poupança Bamerindus da frase anterior).


A minha sugestão para o recheio é à moda Portuguesa, porém a massa é tão versátil que encara qualquer sabor de recheio seja ele salgado ou doce. É sério. A única observação que eu faço é não abrir muito a massa para que ela não rasgue durante o cozimento e, por favor, sejam generosos com o recheio. A massa fica sequinha, crocante e deliciosamente deliciosa como deve ser!


Bora preparar????

Ingredientes

500g de farinha de trigo

1 xícara de água morna

30 de fermento biológico

1/2 xícara de óleo vegetal

2 colheres de sopa de açúcar

1 pitada generosa de sal

200 g de queijo mussarela ralado

200 g de presunto ralado

2 ovos cozidos esfarelados

1/2 de pimentão verde fatiado

10 azeitonas fatiadas


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, dissolva o fermento na água morna. Em seguida, junte o óleo, o sal, o açúcar e mexa.


2 - Adicione a farinha e a incorpore à mistura. Trabalhe a massa por 15 minutos com a mão (se tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você).


3 - Após os 15 minutos, faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 2 horas. Enquanto a massa cresce, prepare os ingredientes do recheio: rale o queijo, o presunto, cozinhe o ovo e, em seguida, esfarele-o, fatie fino o pimentão e as azeitonas. Reserve.


4 - Na hora de assar, pré aqueça o forno à 220º C, faça bolas do tamanho de uma de pingue pongue, uma a uma as abra sobre uma bancada, deposite no centro de cada disco um pouco de queijo, presunto, ovo cozido, pimentão verde, azeitonas e feche como se fosse um pastel, porém apertando firme com o dedo. Feito isso, disponha o calzone na assadeira e repita o procedimento com o restante da massa.


5 - Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que os calzones estejam dourados.

POSTS RECENTES
bottom of page