• @vitorcorrea13

Bolo Pão de Mel


Sabe aquele bolo que infesta a casa tamanho o perfume da deliciosidade??? Então, eis aqui essa maravilha! Bolo Pão de Mel mais gostosudo da vida!!! Receitinha que eu adaptei da maravilhosa Danielle Noce lá do ICKFD.


Sem mentiras, esse foi um dos melhores bolos que eu fiz esse ano! Ele fica úmido na medida certa, o recheio super casa com os demais ingredientes (também pudera, doce de leite é VIDA!) e a cobertura... Ah, a cobertura... Dispensa qualquer comentário!


A receita original leva uma quantidade maior dos ingredientes, pois é para a confecção de mini pães de mel, mas, como eu queria preparar um bolo de andares, reduzi as quantidades. A receita rende quatro bolos (duas formas de 13 cm de diâmetro e duas de 8 cm). Porém, você pode utilizar duas formas de 17cm de diâmetro, se preferir.


Depois que eu tirei a foto, devoramos o bolo menor do topo em questão de minutos (não que o bolo fosse enorme, mas né...). Quase foi impossível aguentar a tentação e não partir o bolo da base, mas conseguimos evitar a tentação! Você vai entender o que eu falo quando fizer aí na sua casa!


Para o Bolo

Ingredientes

200mL de leite integral

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de cravo em pó

1/4 de colher de chá de noz moscada

1 xícara de mel

3 ovos

1 xícara de açúcar mascavo

1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

100mL de óleo vegetal

1/3 xícara de chocolate em pó

Pitada de sal

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, unte as formas com manteiga, farinha de trigo e reserve. Numa tigela, peneire a farinha de trigo, o chocolate, o bicarbonato, o fermento e reserve.


2 - Numa panelinha, junte o leite com a canela, o cravo, a noz moscada e leve ao fogo médio até levantar fervura. Assim que ferver, desligue o fogo, junte o mel, misture-o e tampe para fazer a infusão.


3 - Nume tigela, junte o leite estiver amornado, os ovos, o açúcar mascavo, o extrato de baunilha o óleo e bata com o auxílio de uma batedeira de mão.


4 - Adicione, aos poucos, a mistura de secos e misture com um batedor de arame apenas para incorporar. Distribua a massa nas formas e leve para assar por, aproximadamente, 25/30 minutos ou até que o teste do palito dê certo. Espere esfriar para desenformar.


Para o Recheio

Ingredientes

400g de doce de leite de panela de pressão

100g de creme de leite fresco


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte o doce de leite, o creme de leite e misture até obter um creme homogêneo e de consistência firme. Reserve.


Para a Cobertura

Ingredientes

250g de chocolate 55%

100g de creme de leite fresco gelado


Modo de Preparo

1 - Numa tábua, pique o chocolate. Deposite-o numa tigela e leve ao micro ondas por 1 minuto. Retire do micro, e mexa vigorosamente até que todos os pedaços estejam completamente diluídos e o chocolate esteja líquido.


2 - Junte, então, o creme de leite gelado e mexa de maneira a formar um ganache de consistência firme, porém brilhosa.


Montagem

1 - Deposite a primeira banda de bolo e, sobre ele, o recheio de doce de leite. Cubra o recheio com outra banda de bolo. Repita o procedimento.


2 - Deposite a ganache sobre o bolo e espalhe-a com auxílio de uma espátula. Leve à geladeira por 20 minutos antes de servir.


(Receita adaptada da Danielle Noce disponível em: ICKFD)







MONTAGEM

  • DOCE DE LEITE para rechear

  • CHOCOLATE para cobri

  • DICA: Assim que os bolinhos saírem do forno, tire-os da forminha e disponha-os sob um prato. Por cima deles, coloque outro prato ou algo com uma superfície reta, de modo que forme um peso e eles fiquem um pouco achatados, ou seja: retos dos dois lados.

  • Quando os pães de mel esfriarem, corte-os ao meio e recheie com um doce de leite mais consistente. Feche os pães de mel e banhe-os no chocolate derretido e temperado.

  • DICA: Assista ao vídeo para entender melhor como banhar os pães de mel no chocolate!

  • Arrume cada palito no meio dos pães de mel e leve-os à geladeira para secar durante 3 minutos.

POSTS RECENTES