• @vitorcorrea13

Bolo de Fubá com Coco de Liquidificador


Sabe aquela receita com cheirinho de infância? Então, essa aqui é uma dessas que me fazem voltar no tempo a cada garfada. Esse bolo de fubá com coco é uma das especialidades que a minha mãe, Dona Terezinha Corrêa, vai compartilhar com a gente essa semana aqui no quadro Menu de Família.


Essa receita tem tudo a ver com esse clima frio que está fazendo aqui no Sul e super combina com uma boa xícara de café, com companhias agradáveis e muita risada...Sempre que eu falo sobre esse bolo, é impossível não lembrar da minha avó materna, pois foi ela quem ensinou a receita para minha mãe. A vó Bernardina tinha uma família enorme. Eu sempre me confundo com a quantidade exata de tios que tenho, mas sei que são entre 11 e 13 (eu acho). A mãe me contou que a vó fazia essa receita, mas, como naquela época não existia liquidificador, então, a farinha de milho era feita no pilão à base do muque. Coisas que só quem já morou na roça conhece... A história de colocar milho in natura é coisa da minha mãe e, não é por nada, mas fica espetacular.

Sou a pessoa mais suspeita a falar tanto da receita quanto da pessoa que me ensinou, mas garanto que é um dos melhores bolos de fubá que já comi na vida. E ela, a melhor mãe do Mundo.



A receita é super simples de se preparar e está bem detalhada aqui embaixo no passo a passo. Uma variação dessa receita que eu AMO fazer é acrescentar cubinhos de goiabada no interior antes de levar para assar. Na hora de servir, sobre cada fatia, basta colocar uma colher de nata fresca e se esbaldar...

Ingredientes

1/2 xícara de grãos de milho

1/2 xícara de leite

2 ovos

3/4 xícara de óleo vegetal

1 xícara de açúcar

2 colheres de sopa de coco ralado

1 xícara de farinha de fubá

1 xícara de farinha de trigo

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, unte uma forma (redonda com furo no meio) com manteiga e farinha de trigo e reserve.


2 - No copo do liquidificador, coloque o milho, o leite, o óleo, o açúcar, os ovos e liquidifique até obter um líquido liso e homogêneo.


3 - Acrescente a farinha de trigo, a de fuba e volte a liquidificar a massa por 3 minutos. Com o liquidificador desligado, junte o coco, o fermento e mexa apenas para misturar. Deposite a massa na fôrma e leve ao forno para assar por, aproximadamente, 30 minutos. Espere esfriar por 5 minutos antes de desenformar.


(Receita da mãe mais linda e amável do Universo, Terezinha Corrêa, a minha, para o Menu de Família)

POSTS RECENTES