• @vitorcorrea13

Cupcake de Limão com Merengue Suíço


Bolo bom é bolo feito em casa. Desculpem-me as grandes confeitarias, mas, ser caseiro, é fundamental! hahahahaha E se ele for caseiro e tiver cara de bolo de confeitaria? Aí a gente une o útil ao agradável, não é mesmo?


Quem me acompanha aqui e lá no iG @vitorcorrea13 sabe da importância que eu dou à apresentação dos pratos. Pra mim, é imprescindível comer, à primeira vista, com os olhos. Óbvio que o sabor da comida é o que realmente importa, mas, o desejo é despertado pelo estímulo visual.


Pensando nisso, eu sempre penso em novas maneiras de apresentar e de trazer alimentos até a mesa. Essa receita aqui é um bom exemplo disso: A massa base é de um bolo de limão, porém, quando em formato de cupcake, não é que parece outra receita?


Os bolinhos ficam mais firmes que os tradicionais cupcakes, mas, mesmo assim, ainda saborosos. Contudo, preciso dividir uma informação com vocês: não se foi devido à base de manteiga da massa, mas, no dia seguinte, o bolinho ficou com a parte de fora mais durinha, porém com o interior úmido. Aqui no sul estava 6 graus no dia que fiz a receita, acredito que tenha sido por este motivo...


Uma opção pra quem gosta de uma camada extra de sabor é rechear o interior do bolinho com uma mistura de leite condensado e suco de limão.


Se você ainda não sabe o que preparar para o café do final das tardes, fica aqui a minha sugestão.

Ingredientes

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento

1 colher (chá) de bicarbonato

1 pitada de sal

50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3/4 xícara (chá) de açúcar refinado

170g de iogurte natural

2 ovos

Raspas de 1 limão

Modo de Preparo

1 - Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Disponha as forminhas de papel dentro da assadeira de cupcake e reserve.


2. Passe a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal pela peneira e reserve.


3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos. Junte o iogurte e bata apenas para misturar.


4. Adicione as raspas de limão, misture com uma espátula e preencha as forminhas até a metade.


5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 20 minutos. Espete um palito no meio do cupcake para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire a forma do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos.


6. Remova os cupcakes da forma para que possam esfriar por completo antes de receberem a cobertura.


Para o Merengue

Ingredientes

2 claras de ovo

3/4 xícara de açúcar

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte as claras, o açúcar e leve ao banho-maria até que todos os grãos de açúcar estejam dissolvidos. Lembre-se de que a água não pode encostar no fundo da tigela. Depois de atingir esse ponto, leve para a batedeira e bata até obter um merengue brilhante e firme.


2 - Insira o merengue num saco de confeiteiro com o bico de sua preferência e decore de acordo com a sua imaginação. Em seguida, utilize um maçarico para tostar o merengue. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES