• @vitorcorrea13

Creme de Mandioquinha com Alho Poró


Mal o frio chegou e já foi aberta a temporada de sopas e cremes aqui em casa. E esse creme aqui é um desses que preenche os olhos, o estômago e a alma.


O creme tem o sabor marcante e característico da batata baroa, a leveza do alho poró e o aroma do curry. A combinação perfeita desses ingredientes é complementada com um pão italiano recheado com a mais simples e deliciosa carne moída refogada. É a verdadeira comida reconfortante.


Se quiser preparar um prato completo, em todos os sentidos, essa é a minha dica! Com esse creme mais uma taça de vinho eu já vou dormir feliz...


Mas, agora me conta: qual a sopa ou creme que faz sucesso aí na sua casa???

Ingredientes

3 batatas baroa médias

1 talo de alho poró

4 dentes de alho

1 colher de café de curry

1 colher de sopa de azeite

3 xícaras de água

Sal e pimenta do reino a gosto

1/2 cebola

1 folha de louro

300g de carne moída

1/2 pimentão verde

1 colher de sopa de azeite

1/2 tomate

1 pão italiano

Queijo ralado na hora


Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas; lave, descarte as folhas e pique o talo de alho poró em fatias finas; descasque e fatie dois dentes de alho.


2 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, regue a colher de sopa de azeite, acrescente as fatias de alho poró e frite por 3 minutos. Junte, então, as batatas picadas, os dentes de alho e refogue por 2 minutos. Passado o tempo, deposite a água, o curry e deixe ferver por 15 minutos, mexendo às vezes. Desligue o fogo, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino moída na hora.


3 - Reserve 1 xícara do caldo do cozimento, descarte o líquido restante. No copo do mixer (ou liquidificador) coloque os alhos, as batatas e a água do cozimento para fazer o creme. Bata até formar um creme homogêneo.


4 - Enquanto as batatas cozinham, descasque, pique fino a cebola, o alho, o pimentão e o tomate. Leve uma panela ao fogo médio e, quando aquecer, regue com azeite, junte a folha de louro, a cebola e deixe dourar por 2 minutos. Acrescente, então, o alho, a carne, tempere com uma pitada de sal e deixe cozinhar até a carne perder a coloração rosada.


5 - Feito isso, junte o pimentão, o tomate e deixe fritar por 5 minutos. Feito isso, desligue o fogo, acerte o sal e tempere com pimenta.


6 - Num prato fundo, coloque o creme de batata com alho poró, o pão italiano (sem o miolo) e complete a cavidade do pão com a carne moída. Rale o queijo por cima da carne e sirva a seguir.

POSTS RECENTES