top of page
  • @vitorcorrea

Bolo de Morango com Castanhas


De criança que nunca comia um bolo que não fosse o de cenoura ou de chocolate, para amante de bolos recheados. Que mudança, hein?! Parece que o jogo virou... hahahaha


Tudo bem que eu não como bolos em quantidades absurdas, mas eu tenho adorado me deliciar com esses experimentos. E esse receita aqui, honestamente, foi uma grande surpresa... Surpresa maravilhosa, na realidade...


Eu já tenho até uma história engraçada para contar sobre ela... A massa do bolo exige que alguns ingredientes estejam em temperatura ambiente. Tudo bem se você morar em regiões quentes do País, mas, como eu moro no Sul (e aqui está fazendo 2º no momento), essa tal de temperatura ambiente é meio relativa. Gente do céu, eu deixei a manteiga fora da geladeira por dois dias e ela continuava dura que era um pau. hahahahahahaha. Eu não consegui utilizar a manteiga em ponto de pomada, mas, no fim, deu tudo certo... Eu deixei batendo o dobro do tempo, mas tudo bem...

Bom, como a base da massa é feita com manteiga, armazenar o bolo na geladeira pode interferir um pouco na textura. Eu não tive problema, pois não deu tempo de guardar o bolo. Comi uma fatia, vi que estava delicioso, então tratei de sair distribuindo pros amigos pra não correr o risco de comer tudo sozinho. hahahahaahah


Esse bolo é uma ótima pedida para preparar no final de semana, principalmente, por ser deliciosamente um amor em forma de comida. É sério, se forem preparar um bolo, preparem esse aqui! Combinação clássica e que SEMPRE faz sucesso...


Então... Partiu fazer essa delícia???


Com essa receita eu preparei 2 bolos numa forma de 13 cm de diâmetro e 1 numa forma de 8 cm.

Para o Bolo

Ingredientes

170g manteiga sem sal em temperatura ambiente

1 e 3/4 xícara de açúcar

3 ovos em temperatura ambiente

230g de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento em pó

175mL de leite em temperatura ambiente

1 colher de sobremesa de extrato de baunilha

Modo de Preparo

1 - Preaqueça o forno a 180ºC, unte as fôrmas redondas ou com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Numa tigela, passe pela peneira a farinha, o fermento e reserve. Num outro recipiente, misture o leite com o extrato de baunilha e reserve.


3 - Na batedeira, bata a manteiga até formar um creme esbranquiçado e fofo. Adicione, então, o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar.


4 - Desligue a batedeira, deposite a massa nas fôrmas e leve-as para assar em forno preaquecido por, aproximadamente, 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.


Para o Recheio

Ingredientes

200 mL de leite condensado

100 mL de creme de leite fresco

100g de morangos picados


Modo de Preparo

1 - Lave, descarte as folhas, pique os morangos em cubinhos e reserve. Numa panela, deposite o leite condensado, o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até chegar ao ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e reserve.


Para a Cobertura

Ingredientes

200 mL de creme de leite fresco

4 colheres de sopa de açúcar

250g de castanhas (de caju, do pará ou amêndoas) trituradas

Morangos


Modo de Preparo

1 - Deposite as castanhas no copo do processador (batedeira ou pilão) e bata até obter uma farofa de pequenos grãos. Reserve. Descarte as folhas, lave os morangos e reserve-os.


2 - Na tigela da batedeira, deposite o creme de leite fresco, o açúcar e bata até obter ponto de chantilly.


Para a Montagem

1 - Coloque uma grade em cima de uma forma. Sobre a grade, deposite a primeira banda do bolo. Cubra o bolo com o recheio e, sobre ele, os morangos picados.


2 - Deposite a segunda banda de bolo sobre o recheio. Com cuidado, cubra todo o bolo com o chantilly com auxílio de uma espátula.


3 - Com as mãos, comece depositando a farofa de castanhas nas laterais. Assim que toda a circunferência estiver coberta, cubra o topo. Se necessário, utilize a farofa que caiu na forma.


4 - Finalize a decoração fazendo espirais com chantilly e, no centro de cada espiral, deposite um morango.



POSTS RECENTES
bottom of page