top of page
  • @vitorcorrea13

Biscoito Grego de Amêndoas - Kourabiedes


A cada semana que passa, aumenta o número de pessoas que me acompanham nas redes sociais seja aqui pelo site, pelo meu instagram, o @vitorcorrea13, pelo twitter, snapchat ou pelo iG do @menudochef. Acho incrível essa troca de energia que a internet propicia. Contudo, não precisamos voltar muito no tempo para lembrar o quão difícil era a comunicação entre as pessoas. Buscávamos informações pelas ondas do rádio, nos canais de TV, nas letras garrafais de jornais impressos e de revistas. Carta era a maneira que encontrávamos para tentar matar um pouco a saudade das pessoas (sim, eu peguei o final dessa época)... Então surgiu o telefone e, a partir daí, ainda bem, as demais tecnologias que tem facilitado, e muito, nossas vidas.


Bom, mas você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com a comida? E eu digo: Tem absolutamente TUDO a ver.

A Letícia Mariano (@leticiacooking), minha querida amiga da Ilha da Magia, é uma das pessoas que me acompanham quase desde o início dessa minha jornada gastronômica e, se não fosse pelo acesso à internet, acredito que jamais teríamos nos conhecido (mesmo que, ainda, virtualmente). Conversamos quase todos os dias seja por mensagens pelo iG ou por áudios via Whattsapp.


A Lê é aquele tipo de pessoa que sempre tem algo bom pra falar, está sempre disposta a ajudar, enfim... É aquele tipo de pessoa que a gente gostaria que morasse perto tamanha a gostosura que é a sua companhia. É por este e, por tantos outros motivos, que ela é a minha convidada, mais que especial, para o Menu de Família desta semana.



A Lê me confidenciou que aprendeu essa receita com uma amiga muito querida, que infelizmente veio a falecer no dia do Natal de 2015. Ela era grega e se chamava Lene, mas as pessoas tinham o costume de chamá-la, carinhosamente, de Barbie, devido ao seu biotipo (loira e de olhos azuis). Como disse a Lê, "ela se foi, mas o espetáculo de receita ficou..." e é claro que já se tornou uma receita de família!


Querida amiga, muito obrigado por ser sempre tão querida! Amei preparar essa receita, amei mais ainda saber a história por trás dela. Com certeza, onde quer que ela esteja, sei que estará sempre olhando por você e pelos seus queridos aqui na Terra... Mais uma vez, muito obrigado por ter aceitado dividir conosco outra das suas receitas maravilhosas...

Foto dos biscoitos gregos da amiga Letícia Mariano

Sobre a receita, não tenho muito o que dizer. Ela é a definição da simplicidade e do requinte ao mesmo tempo. O biscoitinho fica leve, crocante e, literalmente, DERRETE na boca.


Tradicionalmente, esses biscoitos são feitos em formatos de lua: meia lua e lua cheia. O porquê eu não sei, mas é assim mesmo hahahahahaha. Eu tomei a liberdade de preparar alguns em formato de flor pra homenagear a LÊ, mas acabou que não coloquei a foto aqui...


Esses doces são tradição da culinária grega e, geralmente, são servidos nas festas de final de ano e em batizados. Na receita original, o formato dos biscoitos é feito à mão livre, o que torna os biscoitos mais artesanais, portanto, mais rústicos. Além disso, eles são mais gordinhos como os da Lê, porém eu os preparei mais como cookies mesmo, bem finos.


Na moral, você não deve ficar dando bobeira... Corre já pra cozinha para preparar essa maravilha! Seu café nunca mais será o mesmo depois desses biscoitinhos... Acredite, eu SUPER recomendo!

Ingredientes

200g de manteiga em temperatura ambiente

1/2 xícara de açúcar impalpável

1 gema

1 colher de sopa de conhaque

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico

125g de amêndoas sem casca e trituradas

Açúcar impalpável para decorar

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento e reserve. Numa outra tigela, deposite a manteiga e, com auxílio de uma batedeira, bata até obter um creme esbranquiçado e fofo. Neste ponto, acrescente o açúcar e bata até formar um creme homogêneo.


2 - Junte, então, a gema, o conhaque e misture delicadamente. Dispense a batedeira e comece a adicionar, aos poucos, a mistura de farinha de trigo com fermento. Trabalhe a massa com as mãos e acrescente as amêndoas trituradas. Se ficar um pouco grudenta, coloque um pouco mais de farinha de trigo.


3 - Ligue o forno para pré aquecer a 180º C, unte quatro formas, forre-as com papel manteiga e reserve. Numa bancada limpa e seca, polvilhe um pouco de farinha de trigo e, com auxílio de um rolo de macarrão, abra a massa deixando-a numa espessura de 1 cm. Utilize um cortador (pode ser a boca de um copo) para cortar círculos. Os círculos correspondem ao formato da lua cheia, porém se pode fazer o formato de meia lua ao cortar o círculo pela metade.


4 - Disponha as biscoitos na forma deixando espaço entre eles. Leve para assar no forno pré aquecido por, aproximadamente, 12 minutos ou até que as bordas comecem a ficar douradas.


5 - Espere os biscoitos esfriarem e polvilhe açúcar impalpável para decorar.


(Receita da amiga Letícia Mariano - @leticiacooking - para o Menu de Família)

POSTS RECENTES
bottom of page