• @vitorcorrea13

Purê de Batata Baroa com Filé Mignon acompanhado de Cebolas Caramelizadas ao Vinho


O dia dos namorados está chegando e a gente não vê a hora de demonstrar todo o amor que sentimos pela pessoa amada, não é mesmo? Então, pensando nisso, as meninas lá do Mesa Hits e eu pensamos em sugestões de cardápios para impressionar e fazer bonito no jantar comemorativo.


No total serão três SUGESTÕES: uma para início de namoro, outra para namoro de longa data e um para casamento. Como sugestão de Menu para início de namoro, pensamos num delicioso Purê de Batata Baroa com Medalhões de Filé Mignon e Cebolas Caramelizadas no Vinho Tinto. Mas Vítor, cebolas??? E o Bafo??? Calma, minha gente, as cebolas ficam adocicadas e isso neutraliza a acidez da mesma. Não vai ter bafón, acreditem! E o sabor do conjunto da obra fica SENSACIONAL.


É um prato super prático com ares de requinte e sofisticação (aqui em casa faz o maior sucesso). Se quiser prender a pessoa amada pelo estômago, essa é a receita! Pode confiar! O passo a passo é bem simples e está bem detalhado aqui embaixo.


Ingredientes

4 medalhões de filé Mignon (ou da carne de sua preferência)

6 batatas baroa de tamanho médio

1 folha de louro

3 colheres de sopa de manteiga

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

8 cebolas pérola

1/2 xícara de vinho tinto

1/4 de xícara de água

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de azeite

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas, leve os pedaços para cozinhar com a folha de louro numa panela com água e sal em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, descarte a água do cozimento e o louro, junte o leite e pulsione com o mixer até formar um creme liso e homogêneo. Retorne a panela ao fogo baixo, junte uma colher de manteiga, acerte o sal, tempere com a pimenta, a noz moscada e deixe cozinhar por mais 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.


2 - Enquanto as batatas cozinham, descasque as mini cebolas e leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, deposite duas colheres de manteiga para derreter. Acrescente as cebolas e deixe refogando até ficarem levemente douradas. Neste ponto, junte o açúcar e mexa até caramelizar. Acrescente, então, o vinho e a água e deixe cozinhar até que as cebolas fiquem macias e o vinho esteja bem reduzido e forme um molho encorpado.


3 - Com as cebolas e purê prontos, leve uma frigideira anti aderente ao fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue o azeite, disponha os medalhões, tempere com sal e pimenta. Deixe grelhar por 4 minutos ou até que o filé solte da panela. Vire o medalhão e repita o procedimento do outro lado.


4 - Em cada prato, coloque o purê no fundo, deposite dois medalhões de filé, quatro cebolinhas e regue com o molho de vinho. Sirva a seguir.



POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.