top of page
  • @vitorcorrea13

Baked Potato - Batatas Gratinadas com Bacon


Sabe aquele dia que você quer comer uma comida completamente gostosa, mas não tá afim de sair de casa e nem quer pedir nada no tele-entrega? Então, essa aqui é uma receita que há tempos não preparava, mas que sempre fez o maior sucesso... É a minha versão das batatas da famosa rede de fast foods, porém muito mais saudável e gostosa, pois fui eu quem fiz, lógico! hahahahah


Batata + Bacon = AMOR na forma de comida, minha gente! Essa combinação de sabores é super conhecida da gente, mas, às vezes, é bom dar uma inovada na hora de levar esses ingredientes à mesa.


Não é um prato muito rápido de se fazer, mas ele super vale a pena tamanha a deliciosidade! Eu ainda vou testar essa receita com outros tipos de batata para ver qual vai ser o resultado, aí posto aqui pra vocês saberem... Aliás, tenho tantas receitas com batatas programadas pra testar, mas está me faltando tempo! Seria muito pedir uns dias com mais horas só pra colocar tudo em ordem? Acho que não, né?! hahahaha


Aproveita e se programa pra preparar essa maravilha no final de semana! O sucesso é garantia da casa!



Ingredientes

4 batatas de tamanho médio

2 ramos de tomilho

2 colheres de sopa de azeite

4 colheres de sopa de leite

1 colher de chá de queijo gorgonzola despedaçado

Uma pitada de noz moscada

Sal e pimenta do reino a gosto

3 fatias de bacon

1 talo de salsinha

Queijo parmesão ralado na hora para gratinar

Modo de Preparo

1 - Lave bem as batatas em água corrente com o auxílio de uma escova. Deposite as batatas numa panela, cubra com água, acrescente um pouco de sal e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, conte 20 minutos. Ligue o forno para pré aquecer em 220 ºC.


2 - Forre um prato com duas camadas de papel-toalha. Distribua as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar. Cubra com mais duas camadas de papel-toalha e leve ao micro-ondas por 2 minutos, em potência alta. Retire e verifique: se o bacon ainda não estiver dourado, leve para rodar por mais 30 segundos. Retire as folhas do prato para as fatias não grudarem no papel ao esfriar. Reserve. Quando o bacon esfriar, pique fininho com a faca ou soque no pilão, até formar uma farofa (Dica Panelinha).


3 - Passado o tempo do cozimento, escorra a água das batatas e as coloque uma em cima de uma tábua de carne (a batata fica um tanto consistente). Com auxílio de uma faca, remova a porção central da batata como se fosse uma canoa sempre tomando cuidado para não rasgar a casca. Se preferir, utilize uma colher pequena para remover um pouco da massa da batata com mais facilidade. Reserve o conteúdo removido. Repita o procedimento com as demais batatas. Regue cada uma das batatas com azeite, debulhe o tomilho sobre cada cavidade, tempere com sal, pimenta e leve ao forno até começar a dourar as bordas (Aqui em casa eu liguei a função grill porque gosto da batata bem crocante. Levou cerva de 25 minutos para atingir o ponto que eu queria).


4 - Remova a casca das batatas remanescentes (as minhas batatas ainda estavam um pouco duras, então levei para cozinhar por mais cinco minutos em fogo alto). Remova o excesso de água e, com as batatas ainda quentes, junte o leite e bata com o mixer até formar um creme liso e cremoso. Junte o queijo gorgonzola, tempere com noz moscada, sal e pimenta.


5 - Retire as batatas do forno, preencha as cavidades com o purê de batatas (tome cuidado para não transbordar, pois o purê infla quando cozinha), salpique o bacon e rale um pouco de queijo. Leve para gratinar por 10 minutos. Retire do forno, salpique a salsinha picada e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page