• @vitorcorrea13

Cupcake de Chocolate com Ganache de Limão Siciliano


Cupcake é demodê? Não aqui em casa! A versão miniatura do bolo de chocolate é um sucesso absoluto entre os meus amigos e familiares e é óbvio que eu não poderia deixar de compartilhar com vocês essa maravilha. É uma receitinha rápida, deliciosa e que super ganha pontos se você caprichar na hora da decoração.


A massa fica úmida e fofinha do jeitinho que deve ser. A cobertura de ganache toma ares modernos por conta do perfume da infusão da canela com as raspas de limão siciliano. Fica um espetáculo!

Eu sempre utilizo chocolate amargo por gostar do sabor mais marcante do cacau, mas nada impede você de utilizar o chocolate ao leite. Aliás, adaptar a receita é o que você melhor pode fazer. Sinta-se completamente a vontade para torná-la mais a sua cara! Bora tentar?


PARA O PREPARO DA MASSA (12 cupcakes)

Ingredientes

2 ovos 1/2 de xícara (chá) de açúcar

1/2 de xícara de açúcar mascavo

1/2 de xicara de chocolate em pó 1/2 xícara (chá) de óleo 1/2 xícara (chá) de água morna

1/2 colher de café de canela em pó 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 colher (sopa) de fermento

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Disponha as forminhas de papel dentro da assadeira de cupcake e reserve. 2. Numa tigela, coloque os ingredientes secos passando pela peneira (farinha de trigo, açúcar, açúcar mascavo, chocolate em pó e fermento. 3. Numa outra tigela, coloque um ovo por vez, a água e o azeite e misture com um misturador até que o líquido fique homogêneo.

4. Lentamente, deposite a mistura dos líquidos na tigela dos secos e incorpore até que a massa fique lisa. 5. Preencha as forminhas de papel até a metade e leve ao forno pré aquecido por torno de 12 minutos (esse tempo pode variar de acordo com o seu forno, portanto é sempre bom estar por perto).


PARA A GANACHE

Ingredientes

300g de chocolate amargo 50%

100 mL de creme de leite fresco

1 limão siciliano

1 limão tahiti

1 canela em pau


Modo de preparo

1 - Num bowl, coloque o chocolate picado, o creme de leite fresco, as raspas do limão siciliano, a canela em pau e leve ao micro ondas por 1 minuto em potência alta.


2 - Passado o tempo, retire do micro ondas, misture os ingredientes até formar uma massa homogênea e sem nenhum grumo. Leve para refrigerar por 30 minutos ou até atingir consistência de manteiga amolecida.


3 - Nessa etapa, coloque a ganache no saco de confeiteiro e confeite os topos dos bolinhos. Finalize com raspas de limão tahiti.

POSTS RECENTES