• @vitorcorrea13

Capellini com Salmão Defumado e Pimenta Rosa


A cada nova temporada, o Cozinha Prática da apresentadora Rita Lobo surge com uma proposta diferente. A que está passando atualmente, a chef sugere a preparação de pratos rápidos, porém saborosos, para a semana. Esse macarrão aqui é uma dessas receitas e ÓBVIO que eu tratei de experimentar, principalmente, por conta de um ingrediente: a pimenta rosa.


Pra quem me acompanha, não é novidade alguma a minha admiração pela Rita e pela forma fácil como ela transmite o conhecimento. De consumidor de produtos ultraprocessados como os temperos prontos, eu passei a consumir produtos mais naturais por conta das dicas da apresentadora. Da noite pro dia tratei de experimentar novos sabores e risquei da minha lista aqueles produtos que em nada me acrescentavam. Meus amigos, a diferença é gritante!


Arriscar-se na cozinha é uma aventura, mas, se tivermos um guia pra seguir ou alguém que nos dê um norte, tudo fica mais fácil. Jamais imaginaria que salmão defumado ficaria delicioso quando comido com macarrão. E se não fosse sugestão da Rita, nunca teria conhecido a tal da pimenta rosa. Tudo bem, até poderia conhecer, mas não agora. E acredite: foi uma surpresa bem agradável. Ela tem um gosto adocicado que super combina com a carne do peixe. Um primor de receita que merece uma atenção especial aí na sua casa.


Na receita original, a Wolf sugere a utilização de linguini. Como moro no interior, nem tudo que se encontra com facilidade nos supermercados de cidades grandes é encontrado por aqui, então substituí por capellini, uma massa muito deliciosa que sempre tenho em casa. Mas nada impede você de utilizar a que tiver ao alcance. Só não vale deixar de fazer por esse motivo, combinado?

Ingredientes

350 g de macarrão Capellini (ou outra massa longa de grano duro) 100 g de salmão defumado (cerca de 4 fatias) 1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco raspas de 1 limão 2 ramos de endro sal a gosto pimenta rosa a gosto

Modo de Preparo

1. Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de 4 litros de água para ferver. Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. 2. Enquanto o macarrão cozinha, prepare os ingredientes do molho: desembale o salmão defumado e transfira para uma tábua; dobre as fatias ao meio e corte em tiras finas de cerca de 1 cm de espessura; faça as raspas do limão e debulhe as folhas de endro do ramo. 3. Assim que estiver cozido, reserve 1 xícara (chá) de água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Reserve. 4. Numa frigideira grande, coloque o creme de leite fresco e leve ao fogo médio - o creme de leite deve aquecer junto com a panela para não correr o risco de queimar. Quando começar a ferver, junte as tiras de salmão, tempere com sal a gosto e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos. 5. Desligue o fogo, junte as raspas de limão, o endro e o macarrão cozido. Misture e junte a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com folhas de endro e pimenta rosa a gosto.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)
POSTS RECENTES