• @vitorcorrea13

Torta de Cebola Caramelizada com Queijo Gruyére


Dentre todas as receitas que já reproduzi neste ano, as do especial Panelinha de dia das Mães foram as mais prazerosas por conta do trabalho manual envolvido. Adorei sentir a textura das massas e trabalhar com as suas mais variadas formas de apresentação.


É claro que, além da beleza, o gosto é super importante. Pra mim, o sabor mais suave e marcante foi esse aqui: cebolas caramelizadas com queijo. Não sei dizer porque, mas foi o que mais me agradou. E olha que foram algumas tortas...


O preparo é facílimo, afinal de contas é Receita Panelinha, então o sucesso é garantido! Ela pode ser a estrela do almoço quando acompanhada de uma saladinha, pode incrementar o café da tarde e, se feita em porções individuais, super se sai bem como entradinha num jantar.


Ficou com vontade??? Então tá esperando o que pra experimentar?


PARA A MASSA

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 150 g de manteiga gelada em cubos 3/4 de xícara (chá) de água gelada 1 pitada de sal

Modo de Preparo

Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água gelada e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 1 hora. Enquanto isso, prepare o recheio.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

2 xícaras (chá) de queijo gruyère ralado grosso (cerca de 200 g) 4 cebolas 1 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de manteiga noz-moscada ralada na hora a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque e fatie a cebola em meias-luas médias. 2. Numa panela média coloque a manteiga e leve ao fogo baixo. Assim que derreter, junte a cebola fatiada e tempere com sal. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar bem dourada -­ não aumente o fogo para acelerar o processo, caso contrário, a cebola pode queimar em vez de caramelizar. 3. Acrescente a farinha e mexa bem com a espátula, por cerca de 2 minutos - essa mistura de manteiga com farinha, chamada roux, vai engrossar o recheio. 4. Mantenha a panela em fogo baixo e acrescente o leite aos poucos, mexendo bem com a espátula a cada adição para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa por mais 5 minutos até engrossar - a consistência é de um molho bechamel. 5. Desligue o fogo, junte o queijo ralado e misture para incorporar. Transfira o recheio para uma tigela e deixe amornar - se o recheio estiver muito quente na hora de montar a torta pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

1 ovo 1 colher (chá) de água farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos - assim fica mais fácil para abrir. 2. Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma. Para transferir, enrole o círculo de massa no rolo de macarrão e desenrole sobre a fôrma - com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 3. Preencha o fundo da torta com todo o recheio - espalhe e nivele com uma colher. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa da lateral da fôrma, deixando cerca de 2 cm de massa acima do recheio para finalizar. 4. Polvilhe a bancada com mais farinha e abra o restante da massa, formando um retângulo de cerca de 25 cm de largura - assim as tiras ficam longas o suficiente para cobrir toda a torta. Com a faca (ou carretilha), corte 10 tiras: 4 largas de 4 cm de espessura e 6 finas de 1 cm de espessura. 5. Faça a treliça sobre a torta: disponha 5 tiras na horizontal, intercale 2 tiras largas com 3 tiras finas, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante as 3 tiras finas até a metade da torta e acrescente uma tira larga na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 3 tiras finas e comece a tecer, sempre intercalando tiras largas e finas. 6. Corte o excesso de massa - você pode reservar as aparas para fazer biscoitinhos. Pressione a ponta das tiras nas laterais da fôrma e dobre a borda da massa sobre ela mesma para selar a torta. 7. Numa tigela, misture o ovo com a água e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 40 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e desenforme com cuidado. Sirva a seguir. OBS: se preferir, prepare a massa e o recheio com antecedência - eles duram até 3 dias na geladeira - e monte a torta no dia de assar.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.