• @vitorcorrea13

Medalhões de filé com Batatas Hasselbak e Cebolas no molho de vinho


O cardápio de hoje é uma sugestão romântica. Uma refeição super delicinha para ser aproveitada a dois (ou por quantas pessoas você quiser, aí é só dobrar a receita :D). São medalhões de filé mignon acompanhados de batatas hasselbak e cebolas caramelizadas. Um espetáculo de receita, meu povo!


Pode até parecer um "chiquê só", mas garanto que é mais pela apresentação e pelos sabores que esse prato me conquistou.


O filé dispensa comentários. Quem aqui não gosta de saborear uma carne macia e bem preparada? Sim, eu sei e tenho muitos amigos que são veganos e vegetarianos, mas, sometimes, eu sinto uma vontade absurda de degustar um bom corte de carne (me perdoem por isso).

As batatas hasselbak ou batatas abelha como diria a minha amiga Letícia Mariano, são uma delícia de se ver e de se comer. O preparo não é dos mais práticos por conta do cuidado que se deve tomar na hora de fatiar, mas o resultado fica incrível e digno de muitos elogios.


Quando você for preparar, vai reparar que na fotografia eu não utilizei as mini cebolas, mas, sim, cebolas fatiadas. Eu explico: no dia que preparei, não tinha mini cebolas em casa, apenas uma cebola de cabeça grande e foi a forma que eu encontrei para substituir. Dá super certo também, porém as cebolas pérola dão um charme a mais à receita. O molho reduzido de vinho fica adocicado e super combina com a picância da carne e com o crocante da batata. Uma verdadeira mistura de texturas e sabores que super dá certo!


Agora você já sabe: se quiser impressionar, além de uma receita magnífica, capriche na apresentação. Comer é um ritual que envolve vários sentidos... Primeiro a gente sente o aroma, depois a gente desperta a curiosidade com o olhar e, finalmente, a gente degusta... E você, tá esperando o que pra preparar essa maravilha???



Ingredientes

4 medalhões de filé Mignon (ou da carne de sua preferência)

4 batatas inglesas de tamanho médio

1 ramo de alecrim

4 colheres de sopa de manteiga

Sal e pimenta do reino

8 cebolas pérola

1/2 xícara de vinho tinto

1/4 de xícara de água

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de azeite

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer em 200 ºC. Lave as batatas em água corrente com o auxílio de uma escovinha, coloque-as numa panela, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, conte 10 minutos, desligue o fogo e escorra a água. Numa tábua de madeira, coloque duas colheres de pau (uma ao lado da outra) e coloque uma batata entre elas. Com uma faca bem afiada, fatie finas camadas até encostar na colher de pau. Faça isso em todas as batatas. No micro, derreta duas colheres de sopa de manteiga e pique bem fininho o alecrim. Unte um refratário com azeite, disponha as batatas deixando espaço entre elas, pincele a manteiga sobre cada batata, tempere com sal, pimenta e polvilhe o alecrim. Leve para assar por 20 minutos. Passado esse tempo, ligue o grill e conte mais 10 minutos ou até que as batatas estejam bem douradinhas e crocantes. Desligue o forno e reserve.


2 - Enquanto as batatas assam, descasque as mini cebolas e leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, deposite as duas colheres de manteiga para derreter. Acrescente as cebolas e deixe refogando até ficarem levemente douradas. Neste ponto, junte o açúcar e mexa até caramelizar. Acrescente, então, o vinho e a água e deixe cozinhar até que as cebolas fiquem macias e o vinho esteja bem reduzido e forme um molho encorpado.


3 - Com as cebolas e batatas prontas, leve uma frigideira anti aderente ao fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue o azeite, disponha os medalhões, tempere com sal e pimenta. Deixe grelhar por 4 minutos ou até que o filé solte da panela. Vire o medalhão e repita o procedimento do outro lado.


4 - Em cada prato, coloque duas batatas, faça uma caminha com o molho de vinho, deposite dois medalhões de filé e quatro cebolinhas. Sirva a seguir.


POSTS RECENTES