• @vitorcorrea13

Filé de Suíno marinado com Suco de Laranja e Mel


Pra quem ainda não sabe, Concórdia, a cidade em que moro atualmente, é onde fica localizada a sede de uma grande multinacional do ramo alimentício. Fica bem ali, a um abrir de janelas, aliás. Essa indústria fornece carne de aves e de suínos em suas mais variadas versões.


Confesso que eu tinha meus "poréns" com a carne suína, mas, após me mudar pra cá, resolvi dar uma chance ao menino e, acreditem: surpreendeu!


Das lembranças que eu tenho de carne suína, a principal era com o meu pai. Ele fazia um churrasco em que a carne ficava bem sequinha e crocante por fora e extremamente macia por dentro... Depois dessa memória, só me lembro de carne de porco ressecada, acho que foi por esse motivo que perdi o encanto com a dita cuja.


Então, sabe aqueles ambientes repletos de revistas velhas que você fica folheando até chegar a sua vez de ser atendido? Pois bem... Num desses lugares foi onde encontrei uma receitinha que me chamou muito a atenção. Era de um cardápio de natal. A foto da receita em si não me chamou atenção por causa da aparência (nitidamente abacaxi enlatado e aquelas pseudo cerejas), mas, sim, os ingredientes da marinada: suco de laranja e mel. Não deu outra: teste neles!!! Óbvio que eu não esperei até o natal e por isso estou aqui compartilhando com vocês essa minha experiência.


Para muitos, isso não é novidade. Aliás, devem estar pensando: mas gente, como ele ainda não sabia disso? Acontece que, antes de eu cozinhar com tanta frequência, eu não me permitia experimentar novos sabores. Hoje, não cometo mais esses erros! Se deu vontade, panela para que te quero!


A receita é bem básica e super combina com a leveza do purê. Eu recomendo uma saladinha de agrião para acompanhar o prato. Se for utilizar cebola roxa para decorar, deixe ela de molho em pedras de gelo com água.


E então, te convenci a preparar essa delícia??? Quero ver!!!

Ingredientes

1 peça de filé mignon suíno (500g)

1 xícara de suco de laranja

2 colheres de sopa de mel

2 dentes de alho

1 colher de café de canela em pó

Sal e Pimenta do reino a gosto

300g de moranga

1 colher de sopa de azeite

1/4 de xícara de leite morno

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de café de gengibre em pó

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o suco de laranja, o mel, os dentes de alho picados, a canela e a peça de filé mignon. Cubra com plástico filme e deixe marinando na geladeira por 30 minutos.


2 - Descasque e pique a moranga, leve os pedaços para cozinhar numa panela com água em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, escorra a água e passe os pedaços de moranga por uma peneira de modo que não fique nenhum grumo. Volte as morangas, agora espremidas, à panela, junte o leite morno, a manteiga, o gengibre e leve ao fogo médio. Acerte o sal, deixe cozinhar por mais 4 minutos e desligue o fogo. Reserve.


3 - Remova o filé da marinada e fatie medalhões de 5 cm de largura. Coloque uma frigideira para aquecer em fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue com uma colher de azeite e deposite os medalhões de filé. Tempere com sal e pimenta e deixe dourar até que a carne se solte de panela (em torno de 4 minutos). Vire o medalhão e repita o procedimento. Com a carne selada e cozida, acrescente a marinada na panela e deixe cozinhar por 5 minutos. Remova os pedaços de filé, aumente o fogo e deixe reduzir.


4 - Em cada prato, coloque uma porção de purê com dois medalhões de filé e regue com o molho reduzido. Decore com fatias de cebola roxa.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.