• @vitorcorrea13

Creme de Alho Poró com Farofinha de Bacon e Ovo


Está aberta a temporada de sopas, cremes e caldos. E de pães. De bolos. De tudo que envolve comida, pois a gente ama muito tudo isso.


Amo frio e as comidinhas típicas dessa época do ano: caldos, sopas, cremes. De variadas texturas, aromas e sabores, essas receitas conferem um ar de aconchego. O perfume que toma conta da casa quando estamos preparando essas delícias é inebriante!


Aqui no sul, especificamente, o frio é bem mais rigoroso. E preparar esses pratos é quase lei para ajudar a aquecer as noites frias. Outra peculiaridade da região é que o sol se põe bem cedinho, antes das 18h já é, praticamente, noite. Por isso, não estranhe se, ao passar por casas no interior, já avistar a fumaça nas lareiras a todo vapor. Isso é bem característico daqui. Particularmente, acho um charme.


Existem inúmeras receitas de sopas e cremes, mas esse aqui, em especial, é um dos meus favoritos. De alho poró com farofinha de bacon e ovo cozido. Uma verdadeira explosão de sabores! Se tiver ao alcance das mãos uma fatia de pão caseiro e uma boa taça de vinho, meu filho, pode correr pro abraço, porque é gol de placa!!!


A receitinha é simples e não apresenta grandes segredos. A farofinha de bacon é uma dica valiosa que eu aprendi no livro Cozinha Prática da Rita Lobo. Dica de ouro!


E então, quando você vai preparar essa maravilha???


Ingredientes

1 talo de alho poró

3 batatas médias

2 dentes de alho

1 colher de café de cominho em pó

1 colher de sopa de azeite

3 xícaras de água

Sal e pimenta do reino a gosto

1 ovo

2 fatias de bacon


Modo de Preparo

1 - Forre um prato com duas camadas de papel-toalha. Distribua as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar. Cubra com mais duas camadas de papel-toalha e leve ao micro-ondas por 2 minutos, em potência alta. Retire e verifique: se o bacon ainda não estiver dourado, leve para rodar por mais 30 segundos. Retire as folhas do prato para as fatias não grudarem no papel ao esfriar. Reserve. Quando o bacon esfriar, pique fininho com a faca ou soque no pilão, até formar uma farofa (Dica Panelinha).


2 - Numa panelinha pequena, coloque o ovo, cubra ele com água e leve ao fogo médio por 15 minutos. Após o tempo, retire o ovo da água, descasque e, com um garfo, esmague com o intuito de formar uma farofinha.


3 - Descasque e pique as batatas; lave, descarte as folhas e pique o talo de alho poró em fatias finas; descasque e fatie os dentes de alho.


4 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, regue a colher de sopa de azeite, acrescente as fatias de alho poró e frite por 3 minutos. Junte, então, as batatas picadas, os dentes de alho e refogue por 2 minutos. Passado o tempo, deposite a água e deixe ferver por 15 minutos, mexendo às vezes. Desligue o fogo, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino moída na hora.


5 - Reserve 1 xícara do caldo do cozimento, descarte o líquido restante. No copo do mixer (ou liquidificador) coloque os alhos, as batatas e a água do cozimento para fazer o creme. Sirva em porções individuais e finalize os pratos com as farofas de bacon e de ovo.

POSTS RECENTES