• @vitorcorrea13

Torta de Maçã


Já cansei de falar aqui que, quando a receita é boa, a gente repete, repete, repete e não cansa de divulgar. É o caso dessa torta aqui! Porém ela veio com uma novidade: eu troquei a fruta do recheio e super deu certo! Utilizei maçãs no lugar das bananas. Casamento perfeito também!


Receita Panelinha, da apresentadora Rita Lobo, não tem erro! Essa massa aqui é um verdadeiro coringão na cozinha, tamanha a versatilidade! Vai bem com vários recheios e você só precisa se dar ao trabalho de escolher o que estiver com vontade de comer! Viu que coisa mais prática???

A massa fica crocante, leve e doce na medida certa! Uma dica que a própria Rita sugere lá no Panelinha é servir a torta quentinha com sorvete ou com creme batido. Aí fica a critério do cliente hahahahaha. Como eu sempre tenho um pote de sorvete de creme no congelador, não tem erro!


Uma dica que eu gosto de salientar, e que faz toda a diferença, é deixar a massa bem lisinha na hora de levar para a geladeira. Isso facilita muito na hora em que você for abrir, posteriormente. e abrir a massa entre dois sacos plásticos facilita, e muito, a sua vida. A massa é delicada, então não deixe ela tão fina para evitar que quebre.


Bom, agora que já conversamos sobre essa maravilha, você está esperando o que para ir pra cozinha e preparar essa maravilha???

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 gema 1/2 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para a mistura de farinha com açúcar e manteiga - se ele estiver estragado você não perde a receita. Junte a gema e amasse com as mãos até formar uma massa lisa - ela é bem macia, não se assuste. 3. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar antes de usar. Essa receita rende uma torta (base e cobertura) de 25 cm de diâmetro e dura até 3 dias na geladeira. Você também pode assar apenas a base da torta e armazenar por até 5 dias embalada com filme, na hora de servir basta cobrir com o recheio desejado. Dica: essa massa é um pouco quebradiça e requer um pouco mais de cuidado na hora de abrir. Se você não tem muita prática com massas ou está começando a cozinhar agora, abra a massa entre dois sacos plásticos (próprio para alimento) - além de facilitar, os plásticos evitam que a massa rache ou grude na bancada.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

4 maçãs 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de amido de milho 1/2 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de água 1 pitada de canela em pó

Modo de Preparo

1. Descasque e corte as maçãs em cubos de cerca de 3 cm. Numa tigela, misture a água com o amido e mexa bem para dissolver. Reserve. 2. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Acrescente o açúcar mascavo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter - mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar. 3. Junte à panela os cubos de maçã, a canela e misture. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela - as maçãs devem estar cozidas, mas sem desmanchar. 4. Desligue o fogo e transfira o recheio para uma tigela. Deixe em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta - se ele estiver muito quente pode umedecer e cozinhar a massa

PARA ASSAR

Ingredientes

1 ovo 1 colher (chá) de água farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada com fundo removível e 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira. 2. Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma - durante o processo, polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo. 3. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa - reserve as aparas para a decoração.
4. Com uma colher, espalhe e nivele todo o recheio sobre a base de massa. 5. Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra a outra metade da massa da mesma maneira do passo 2. Enrole sobre o rolo e transfira sobre a fôrma para cobrir. Pressione delicadamente as bordas e laterais para selar a massa. Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa. 6. Para a decoração: junte todas as aparas de massa, polvilhe mais farinha sobre a bancada e abra formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 6 tiras de cerca de 1 cm de largura - quanto mais longa a tira melhor. Una as pontas de 3 tiras e faça uma trança; repita com as outras tiras e reserve. 7. Numa tigela, misture bem o ovo com a água. Com um pincel, espalhe a mistura sobre toda a torta. Disponha as duas tranças sobre a tampa da torta, formando um círculo. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças. 8. Com uma faquinha, faça 4 cortes em cruz no centro da torta - eles servem de saída para o vapor na hora de assar. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)


POSTS RECENTES