• @vitorcorrea13

Risoto de Camarão com Banana da Terra e Curry


Nem vou dizer que é ela aqui outra vez. Sim, a BANANA! Mas, desta vez, ela cede todo o seu sabor para incorporar gostosura a esse MARAVILHOSO risoto de camarão com curry. É sério, quem ama a mistura de agridoce PRECISA preparar esse espetáculo! Um dos melhores risotos que eu já comi.


Esse é um dos pratos mais famosos do meu Restaurante favorito aqui em Concas City (Concórdia, cof cof). A minha amiga Papi, Patrícia Bortolin, vivia comentando comigo: Vivi, você precisa comer, é delicioso!!! E eu, que na época ainda não me arriscava na cozinha, dizia: um dia eu como! (Mesmo achando que esse dia nunca fosse chegar)


Muito tempo se passou, eu conheci a Rita Lobo, perdi o medo de encarar a cozinha, me libertei... Aprendi a experimentar novos sabores e foi então que, certa vez, deixei de lado o meu tão amado nhoque (é o meu prato favorito lá no Restaurante) para experimentar o dito cujo do risoto. Meus amigos, foi amor à primeira vista! Jamais poderia ter imaginado que essa mistura desse samba... Se bem que, parando pra pensar, a mistura não deu samba... Deu um Carnaval inteiro, com muitas passistas e uma percussão de tirar o fôlego. Simplesmente, incrível!


Curioso que sou, tive que tentar reproduzir a receitinha aqui em casa. E não é que deu certo?! Mesmo sem pegar a receita original com a Fofa (a dona do Restaurante) o sabor ficou igualzinho!!! Verdade, verdadeira! Fiquei até orgulhoso de mim mesmo! Pois é, pois é, pois é...


Se você gosta de pratos deliciosos e com personalidade, esta é a receita! Ideal para receber amigos e para impressionar alguém especial...

PARA O RISOTO

Ingredientes

2 xic de arroz arbóreo

200 g de camarão descascado e pré cozido

2 bananas da terra

1 cebola grande bem picadinha

800 mL caldo de legumes caseiro

1/2 xícara de vinho branco

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de curry

1 colher de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de leite de coco

1 colher de sopa de coco ralado

Parmesão,sal e pimenta do reino a gosto (opcional)


Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola. Descasque as bananas, leve-as ao micro ondas para aquecer por 2 minutos. Após esse tempo, esmague com um garfo até formar um purê com a fruta. Reserve.


2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite de oliva, junte a cebola e mexa até que a mesma esteja macia e transparente. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, o purê de banana, o curry, o vinho e mexa o arroz em movimentos circulares até que o mesmo tenha evaporado por completo.


3 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Deposite os camarões na panela e repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte a manteiga e a incorpore aos grãos. Em seguida, acrescente o parmesão, o leite de coco, acerte o sal e tempere com pimenta do reino. Na hora de servir, salpique o prato com coco ralado.

POSTS RECENTES